Trabalho Ava Aula 6
Artigo: Trabalho Ava Aula 6. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nesa • 28/4/2014 • 2.636 Palavras (11 Páginas) • 393 Visualizações
CONTROLE ESTRATÉGICO.
Controle é a função administrativa que faz a parte do processo administrativo e que mede e avalia o desempenho em função dos padrões e critérios esperados na ação corretiva.
O controle é denominado-controle organizacional. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo pode ser genérico ou sintético.
As três características básicas são:
1-Nível de decisão: nível institucional da empresa.
2-Dimensão de tempo: é orientado pra o longo prazo.
3-Abrangência: é genérico e abrange a empresa toda.
Em razão da complexidade e das atividades multifacetadas da empresa, torna-se difícil abordar o controle em sua totalidade, uma vez que existem muitos tipos de controles. Isso significa que muitas pessoas são incumbidas nas empresas de tarefas relacionadas a o acompanhamento e a avaliação das atividades.
Se os resultados se afastarem das normas prescritas, alguma ação corretiva e tomada para mantê-lo dentro das condições esperadas.Como o sistema e aberto as empresas procuram continuamente controlar suas atividade dentro dos parâmetro ou balizamentos esperados.
Controle visa a atender a duas finalidades:
1-Correção de falhas ou erros: O controle serve para detectar falhar ou erros apontados ,e tomar medidas corretivas adequadas para sana-los .
2-Prevenção de novas falhas e erros: O controle aponta os meios necessários para evitar-los no futuro.
Necessidades de Controlar: O controle organizacional serve para padronizar o desempenho por meio de supervisão, procedimento de escritório, programas de produção etc. Padroniza qualidade dos produtos e serviços, protege os bens organizacionais e abusos desperdícios ou roubos,limitar a autoridade exercida pelas varias posições ou níveis organizacionais ,mediante descrições de cargo.Avaliar o desempenho das pessoas por meio de sistema de avaliação do desempenho do pessoal.Prevenir erros por meios garantir o alcance dos objetivos da empresa.
Controle pode estar localizado nos níveis institucional, intermediário ou operacional.
Fases do Controle Organizacional: O controle no nível de toda a organização é um processo cíclico interativo constituído de quatro fases.
1- Estabelecimento de padrões ou critérios de desempenho organizacional.
2- Avaliações do desempenho organizacional para obter dados a respeito de como os planos estão sendo executando.
3- Comparação do desempenho ou resultados com o padrão para mensurar ou avaliar o desempenho
4- Ação corretiva para corrigir o desvio entre o desempenho atual.
Estabelecimento de padrões de desempenho:Em geral padrões são metas, pode ser tangíveis ou intangíveis mais sempre relacionadas com resultado desejado a se alcançar.
É norma que proporcionam a exata noção do que se tem que fazer,bem como nível de excelência ,se padrão é apenas medíocre o nivel Também será,se o padrão for inatingível o desempenha jamais será alcançado.As empresas definem o padrão não somente com sua expectativas mais também com possibilidade reais.As empresas bem sucedidas tem padrão fixo e elevado em relação as empresas concorrentes.
Avaliação do desempenho ou do resultado organizacional:exige uma definição exata daquilo que pretende medir ou mensurar, caso contrario o processo caira em erros. Sistema de controle depende de informações de desempenho. A avaliação deve se basear em dados informações que facilitem a comparação entre o desempenho e o padrão de desempenho desejado.
Avaliação do desempenho organizacional pode ser feita por meio de: Acompanhamento cotidiano da ação empresarial por parte de seus dirigentes.
Obtenção de dados e informações para meio dos vários sistemas.
Relatórios periódicos.
Controle feito por meio de acompanhamento de resultados alcançados em comparação com metas e objetivos previamente fixados ou negociados.
Comparação do desempenho com o padrão: Atividades ocasiona algum tipo de variação, por problemas de equipamentos,tecnologia ou da ação humana,nem todas as variação necessita de correções mais aqueles que ultrapassa os limites e que são denominadas erro ou desvio.o controle deve separar o que e normal do que e excepcional para que a correção se concentra na execução .
Os aspectos lembram muito o principio da exceção proposto por Taylor, o controle deve dispor de técnicas que indiquem rapidamente em que se encontra o problema pondo a luz vermelha no ponto em que ele encontre.
A comparação do desempenho organizacional por ser feita por meio de
Resultados :quando a comparação entre o padrão e a variável ,após terminar operação.
E desempenho: quando a comparação entre o padrão e a variável e feita paralelamente á operação ou seja a comparação acompanha a execução da operação.
Ação corretiva: E tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle,as decisões quanto as correções a serem feitas representam a culminação do processo de controle.O objetivo básico do controle e assegurar que os resultados das operações sejam tão conforme quanto possível aos objetivos estabelecimentos.
Tipo de controles Estratégicos: Ou controle organizacional é o sistema de cúpula que controla o desempenho ,estabelecendo objetivos a serem alcançados .O controle estratégico permite obter um entendimento operacional das estratégias que são implementadas na diversas divisões ou unidades de negócios da empresa.
O planejamento estratégico ou planejamento global envolve vários mecanismos de controle que se tornam mais vagos e amplos na medida em que se sobe nos níveis organizacionais.
Existem: Desempenho global da empresas, Balanço contábil e relatório financeiro,Demonstrativos de lucros e perdas.,Analise do retorno do investimento ,Balanço social –Ética e responsabilidade social,Controle organizacional do ponto de vista humano e por fim Implicações ecológicas.
Desempenho Global
...