Trabalho De Gestão De RH - Desenvolvimento Gerencial
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Gestão De RH - Desenvolvimento Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analuizaflorido • 10/10/2013 • 502 Palavras (3 Páginas) • 698 Visualizações
1. Desenvolvimento Gerencial
Toda organização precisa ser administrada, e isso envolve integrar diferentes recursos para atingir um objetivo em comum. Dentro de uma organização existem vários recursos especializados, e assim teremos uma área especializada para administrar cada um desses recursos.
Embora cada área tenha seus próprios recursos especializados, as pessoas também são recursos e que estão presentes em todas as áreas e níveis da organização. Logo, administrar pessoas é uma tarefa que ocorre em todas as áreas, fazendo com que todos os gestores possuam a capacidade e competência para administrar pessoas. Portanto, não é mais plausível ver a gestão de recursos humanos com a função de apenas gerir pessoas, surgindo daí a responsabilidade de linha e a função de staff.
A primeira pode ser entendida pelo fato de que cada gerente tem a responsabilidade de fazer a gestão das pessoas de sua própria área, sendo o chefe único e exclusivo de seus subordinados. Contudo, para exercer essas funções, todo gestor precisa de um suporte de consultoria da área de de recursos humanos, a respeito das políticas e procedimentos da empresa.
Assim é que surge a função de staff, que seria a área de recursos humanos passando orientação especializada para todos os gestores da organização a respeito de como fazer a gestão de pessoas com excelência, através da consultoria interna. Essa consultoria interna faz com que o profissional da área de recursos humanos seja capaz de proporcionar às pessoas conselhos para desenvolvimento pessoal, elevando o desempenho dos setores e se tornando em um parceiro estratégico da organização.
Liderança é a capacidade de ter influência sobre outros indíviduos dentro de uma organização por exemplo. Ao líder cabe a tarefa de direcionar os conflitos e potencializar a cooperação entre os membros de uma organização.
Existem cinco tipos de poder conforme Chiavenato.
Coercitivo – baseado na punição. As pessoas obedecem com medo de serem punidas;
De recompensa – baseado na recompensda esperada;
Legitimado – apoiado no cargo ocupado, liderança emprestada;
De competência – baseado no conhecimento e aptidões do líder, visto como mentor;
De referência – os liderados decidem seguir e serem influenciados pelo líder.
Os traços de personalidade são físicos e intelectuais, não deve-se considerar que estes traços definam um líder. Alguns traços são destacados como: otimismo, inteligência, tolerância, criatividade, mas isto não garante que o indivíduo sempre será um líder.
Com relação aos estilos de liderança, podemos destacar os principais.
Autocrática – somente o líder toma as decisões, centralizador e todos devem obedecê-lo. Os liderados se sentem inseguros e não assumem responsabilidades.
Liberal – deixa seus surbodinados a vontade, assumindo papel de membro do grupo.
Democrática – estimula o comprometimento, a criatividade do grupo através de uma eficiente comunicação e facilitação do trabalho em grupo.
...