Trabalho De Primeiros Socorros
Casos: Trabalho De Primeiros Socorros. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Billiedobeco • 10/9/2013 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 908 Visualizações
Queimaduras
São feridas traumáticas podem ser causadas pelos agentes térmico, químico, elétrico ou radioativo. Eles agem sobre os tecidos que revestem o corpo humano, destruindo parcialmente ou total da pele, atingindo camadas mais finas (epiderme), até as mais profundas como o tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Elas são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho.
Queimaduras de 1º Grau:
É uma queimadura superficial, apenas na camada da Epiderme, os seus sintomas são vermelhidão e dor intensa. Ela não provoca bolhas e geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo haver descamação e não deixam sequelas.
Queimaduras de 2º Grau:
É dividida em dois tipos: 2º grau superficial e 2º grau profundo.
As de 2º grau superficial são aquelas causadas na epiderme e a mais superficial da derme, os sintomas são os mesmo das queimaduras de 1º grau, porém aparecem bolhas e de aparecia úmida. Sua cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas, não deixa cicatriz porém o local da lesão pode ficar mais claro.
As queimaduras de 2º grau profundas são mais sérias, acometem toda a derme, sendo semelhante às queimaduras de 3ºgrau. Há risco de destruição de terminações nervosas, glândulas sudorípas e os folículos capilares, fazem com que a pele fique seca e perca seus pelos. Pode ser menos dolorosas que as superficiais, e sua cicatrização demora mais que 3 semanas e deixa cicatrizes.
Queimaduras de 3º Grau:
É uma queimadura mais profunda, acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total dos nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas, capilares sanguíneos, músculos e estrutura óssea. Elas apresentam lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não podem ser curadas sem o auxilio cirúrgico, necessitando de enxertos.
Extensão da Queimadura
A extensão é muito importante para queimaduras de lesões de 2º e 3ºgrau, devem ser avaliadas pelo porcentual da área atingida, quanto maior a sua extensão, maior serão os riscos de complicações e morte.
Se as queimaduras não acometem uma região inteira do corpo, um modo simples de calcular a extensão da lesão é usar a área de uma palma da mão como equivalente a 1% da superfície corporal.
Sua classificação é feita como:
Queimadura leve:
- Menos de 10% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau
- Menos de 5% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau
- Menos de 2% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau
Queimadura moderada:
- De 10 a 20% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau
- De 5 to 10% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau
- De 2 to 5% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau
- Suspeita de queimaduras do trato respiratório por inalação de ar quente
- Queimaduras leves em pacientes com doenças que predisponham infecções como imunossupressão, diabetes ou anemia falciforme
- Queimaduras em formato circunferencial
Queimadura grave:
- Mais de 20% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau
- Mais de 10% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau
- Mais de 5% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau
- Queimaduras elétricas por alta voltagem
- Queimaduras comprovadas do trato respiratório por inalação de ar quente
- Queimaduras significativas na face, olhos, orelhas, genitália ou articulações
- Outras graves lesões associadas à queimadura, como fraturas e traumas
Complicações das grandes queimaduras
A queimadura rompe a barreira que a pele tem como proteção do nosso corpo, podendo deixar exposta a germes e a perda de calor e líquido, que são essenciais para o controle da temperatura corporal. Isso favorece a infecções e o desenvolvimento da sepse.
*Sepse: Se desenvolve a partir de qualquer infecção sistêmica grave, os germes que são os principais responsáveis. Antigamente eram quase impossível tratar a sepse, sendo assim fatais a aqueles que tinham, porém hoje em dia existem antibióticos que podem combater tais dados. Mas ainda continuam graves e perigosas a saúde.
A perda de líquidos dos tecidos queimados pode deixar o paciente em choque circulatório; insuficiência renal aguda e hipotermia são também complicações que há em complicações de queimaduras.
Quanto à área do tórax e do pescoço a cicatrização torna a pele muito rígida e retraída, podendo atrapalhar a respiração. Nestes casos são necessários a escarotomia.
*Escaratomia: Uma incisão cirúrgica da pele de modo a impedir a que a falta de elasticidade da mesma cause compressão das estruturas internas.
Nas mãos as cicatrizações podem ser limitadas.
As queimaduras circuferenciais tem o risco de compressão das estruturas internadas devido ao inchaço que qualquer queimadura provoca. Podem comprimir nervos e vasos, no pescoço pode comprimir as vias aéreas.
Inalação de ar quente pode impedir a pessoa de conseguir respirar, seja por lesão direta nos pulmões ou por edema e obstrução
...