Trabalho Individual - Unopar 3 Semestre
Dissertações: Trabalho Individual - Unopar 3 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariopalomo • 21/5/2014 • 3.147 Palavras (13 Páginas) • 1.172 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MÁRIO AUGUSTO PALOMO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL
MARKETING, PESQUISA DE MERCADO, NEGOCIAÇÃO E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Jaú
2014
MÁRIO AUGUSTO PALOMO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL
MARKETING, PESQUISA DE MERCADO, NEGOCIAÇÃO E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 3° Semestre apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas: Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica
Orientador: Profs. Gisleine Fregoneze;
Henry Nonaka;
Marcos Marques;
Elisete Zampronio;
Rodrigo Trigueiro.
Jaú
2014
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é dar dimensão das matérias desenvolvidas em sala de aula e perceber sua importancia na segmentação nas atividades de mercado. Espera-se que em seu desenvolvido haja um contato maior com cada ferramenta que contribui para que empreendedores e empresas possam cercar-se de argumentos fiéis no intuito de seguir o melhor caminho para suas corporações.
PESQUISA DE MERCADO
Professora Gisleine
1 - Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de
manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.
Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse
trecho do texto?
Resposta:
O fato da Microsoft ter durante anos conseguido representar com maioria esmagadadora as vendas de softwares permitiu certa fidelização de seus clientes e estes por todo este período co-existiram dentro das alternavidas que esta companhia desenvolveu. Com o surgimento de concorrentes, competitividade e qualidade destas outras empresas fizeram a Microsoft recuar no mercado, e necessariamente buscar alternativas que a reorganizem dentro do cenário mundial.
Isto criou uma turbulência entres seus clientes, principalmente os corporativos. Fosse noutro nicho de mercado, o tempo poderia ser aliado na conscientização destes clientes, porém, no ramo tecnológico isto inexiste. É necessário que as transformações ocorram com a rapidez e confiabilidade que o mercado exige.
A Microsoft poderia e deveria utilzar-se dos recursos das pesquisas, onde criaria uma proximidade entre os clientes e a empresa, através de pesquisas de mercado, utilizar pesquisas descritivas, causal, exploratória, tanto quantitativa como qualitativa. Isto certamente contribuiria para direcionamento e foco nos objetivos da empresa.
O fato é que em seguimento sensível como este, onde a inovação é a atratividade maior, não é permissível que uma empresa pense ser viável e conservadora.
2 - Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?
Resposta:
A deficiência observada na projeção da Microsoft em relação aos seus produtos e clientes ocorreu pela estagnação, acreditando que o espaço mercadologico seria fidelizado pela grandeza da empresa, pela solidificação da marca. Como menciona o artigo, a empresa levou seis longos meses para apresentar o substituto do seu grande mandatário. No entando, o fato de não atentar-se à evolução causou o distancimento de seus clientes, principalmente usuários comuns, atraídos pelas propostas inovadoras de outras fabricantes.
Enquanto a Microsoft tinha como menina dos olhos as grandes corporações, outras empresas focaram no consumidor simples, e tiveram um imenso ganho de mercado.
A reestruturação da empresa visa retomar o espaço perdido, porém, com a rapidez com que produtos são lançados oferecendo maiores atratividades fica difícil manter-se totalmente sólido, necessário buscar inovações, conhecer os clientes, cativá-los e mais, conquistar àqueles que não são clientes.
Estratégicamente, a Microsoft tem competência para alavancar seus produtos e ter novamente a importância de outrora, mas sempre percebendo que a concorrência hoje não é mais apenas com o que os outros fazem, mas sim com o que ela pode oferecer de melhor.
MARKETING
Marcos Marques/Henry Nonaka
1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?
Dentro deste
...