Trabalho acadêmico - ABNT
Por: Gabi Miranda • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
ESCOLA CURSO
SEU NOME COMPLETO
TÍTULO DO SEU TCC
SANTO ANDRÉ/SP 2017
SEU NOME COMPLETO
TÍTULO DO SEU TCC
Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade Tal de Santo André, como requisito parcial para a obtenção da licenciatura em curso tal, sob a orientação da Profª tal
SANTO ANDRÉ/SP 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
- APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE (TÍTULO DO CAP.) 4
- Aprendizagem (Subtítulo) 4
- Afetividade 4
2 - EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE (PROGRAMA MENOR APRENDIZ)5
2.1 Aprendizagem profissional 5
CONSIDERAÇÕES 6
REFERÊNCIAS 7
ANEXOS 8
INTRODUÇÃO
Esse trabalho refere-se a importância da afetividade do professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno no programa menor aprendiz da Instituição CAMP Piero Pollone. Ao decidir pesquisar sobre o tema proposto, o autor dessa obra partiu da constatação que a indisciplina no ambiente acadêmico é uma constante, atos de violência, desrespeito, falta de motivação de ambos, entre outras situações, fazem parte do cotidiano escolar.
A Hamze (2015) define a aprendizagem como:
A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais e que aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Conforme nova ênfase educacional centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos educandos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente (HAMZE, 2015, p. 44)
A importância do afeto no processo evolutivo é um tema bastante relevante, haja visto que vários teóricos da psicologia e educação tais como Lev Vygotsky e Jean Piaget, porém foi Henri Wallon educador francês que aprofundou-se na questão, Wallon não colocou como fundamental a inteligência para o desenvolvimento, entretanto ele relata que o desenvolvimento é formado por dimensões onde são divididas em: motora, afetiva e cognitiva, sendo essas dimensões de forma associada.
APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE (TÍTULO DO CAP.)
Aprendizagem (Subtítulo)
De acordo com Piaget (1976) aprendizagem é uma mudança de comportamento que se consegue através de experiências construídas pelos fatores neurológicos, relacionais, emocionais e ambientais, para ele aprender é o resultado da interligação das estrutura mentais e o meio (meio ambiente).
Afetividade
Conforme Dantas (1992), o estudo de Wallon sobre a primeira etapa do desenvolvimento (1º ano de vida do ser humano) "o que predomina é a relação com o meio, a afetividade com outros indivíduos, a parte da inteligência ainda não está explicita e o bebê entende por meio de observação, e ainda não é evidenciada a linguagem" (DANTAS, 1992, p. 35 a 44).
2 - EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE (PROGRAMA MENOR APRENDIZ)
2.1 Aprendizagem profissional
A aprendizagem profissional no Brasil foi instituída com o objetivo de desenvolver a industrialização a partir da respectiva profissionalização de adolescentes. Sua regulamentação ocorreu em 1942 (BRASIL. Decreto-Lei nº 5.45), nesse período o Sistema S cumpre um papel fundamental na oferta de cursos profissionalizantes em todo o Brasil.
...