Trabalho apresentado ao curso de Pós graduação em Geografia do Brasil da FACEI–Faculdade Einstein
Por: magemale • 30/12/2016 • Dissertação • 357 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
Faculdade Einstein[pic 1]
Geórgia Silva Soares Novais
Políticas Públicas
Trabalho apresentado ao curso de Pós graduação em Geografia do Brasil da FACEI–Faculdade Einstein
Professor: Tadeu Cincurá
[pic 2]
BRUMADO - BAHIA
2016
A discussão acerca das políticas públicas nas últimas décadas tomou uma dimensão muito ampla, dado o avanço das condições democráticas.
O termo “Políticas Públicas” significa o conjunto de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. Já as políticas públicas educacionais referem-se a tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em relação à Educação.
No Brasil, as políticas educacionais têm foco mais específico nas questões escolares, mas sabemos que a educação vai além do ambiente escolar. Ela abrange tudo o que se aprende socialmente. Porém, a educação só é escolar quando ela for passível de delimitação por um sistema que é fruto de políticas públicas.
E sabendo que as políticas públicas são ações coletivas que visam à orientação e garantia de direitos perante a sociedade, no qual envolve compromissos e tomadas de decisões que almejam determinadas finalidades, essas ações governamentais devem ser sempre planejadas com objetivos, metas, efeitos e com efetividade.
A educação pública do Brasil é uma questão que envolve a responsabilidade e parceria do governo federal, estadual e municipal e deve compreender um esforço da sociedade e das instituições para garantir, de forma permanente, os direitos de cidadania a todos.
Durante muito tempo a educação se prestou como instrumento para atender às exigências das classes dominantes. Contudo, as evoluções técnicas e, especialmente, a evolução na compreensão das relações sociais e do próprio conhecimento do homem sobre sua própria natureza já não mais suportam tais ideias. Não se pode admitir, no mundo moderno, que o ser humano seja reduzido a um mero objeto, uma simples engrenagem a prestar seus serviços a consecução de interesses alheios.
Tomando a educação como a condução de outrem na construção do conhecimento, se invertem os polos dos agentes, passando-se a assumir o indivíduo como fim e não mais como meio. Para tanto, é fundamental que os professores conheçam as políticas públicas vigentes para lutar pela sua efetivação e qualidade.
...