Trabalho de ed. fisica
Por: carlosmatoso • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 741 Palavras (3 Páginas) • 375 Visualizações
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tratará de um tema relevante a educação física, os jogos e brincadeiras como propostas pedagógica. Falarei sobre o jogo de oposição, também conhecidos como jogos de luta ou jogo de combate, caracteriza-se como uma atividade de confrontação em dupla na qual cada participante tem a intenção de vencer, impor-se fisicamente ao outro, respeitando as regras e as convenções relativas à segurança. Irei tratar também do local onde e praticado este jogo, da regra do jogo e falarei dos músculos envolvidos dentro desta atividade
DESENVOLVIMENTO
Ao vivenciar o jogo de oposição, o aluno experimentara situações de disputa que o conduzem ao conhecimento sobre seu próprio corpo e limites, e sobre estas mesmas noções em relação ao seu colega de atividade. Através destes jogos os alunos aprendem a lidar com a contradição entre atacar e simultaneamente defender-se, assegurando sua integridade física e a de seu colega de atividade.
Os jogos de oposição podem acontecer entre duplas, trios ou ate mesmo em grupos, seus objetivos são vencer os opositores, impondo-se fisicamente aos outros. Durante a vivência da criança ao brincar de luta, ela estará sendo estimulada a trabalhar de forma natural.
Oliver (2000) destaca que os jogos de oposição abrangem unicamente as ações motoras fundamentais que as crianças são capazes de realizar nesta atividade. Podemos considerar como ações motoras específicas o ato de agarrar, reter, desequilibrar, puxar, empurrar, projetar, desviar, imobilizar, esquivar-se, resistir e livra-se.
Os jogos de oposição são trabalhados desde formas simples ate situações complexas, os jogos são classificados em varias categorias.
Usarei dentro da modalidade como exemplo o movimento a bola e minha. O jogo e realizado em quadras abertas ou fechadas com todos os alunos, tendo como material para a atividade o uso de placas de tatames, bola (basquete, voleibol ou futebol) e um arco para marcação do local. O jogo tem como objetivo reter a posse de bola de seu adversário, será realizado em duplas. O jogo se iniciara quando os dois alunos estiverem com as duas mãos colocadas sobre a bola, para que haja um vencedor os alunos terão um tempo de 5 minutos para reter a posse de bola de seu adversário sem sair de dentro do espaço demarcado com um arco, caso não consigam reter a posse de bola um do outro haverá empate e os dois alunos saem.
Neste movimento do jogo e utilizado os músculos da região abdominal, membros superiores e membros inferiores.
Na região abdominal dentro desta atividade utiliza-se o músculo reto abdominal e o músculo transverso abdominal para a projeção do corpo, para projetar o corpo para frente e para traz, e também para os lados. Na região dos membros superiores é onde se concentra toda a força para realizar a atividade, utilizando o músculo bíceps braquial na região do braço, para fazer a força necessária para ficar com posse de bola e na região da mão usando o músculo abdutor curto do polegar para segura a bola. Na parte dos membros inferiores será usado o músculo da coxa, através
...