Tropa De Elite
Monografias: Tropa De Elite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosalessandro • 1/10/2013 • 594 Palavras (3 Páginas) • 421 Visualizações
O filme Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou a Capital Carioca. Sua narrativa é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ, totalmente paltada em situações que, segundo o autor, baseiam-se em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares.
O filme além de fazer uma crítica a corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representa por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, no enredo do filme - que não está longe da realidade da sociedade carioca – estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana carioca.
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
O filme mostra realidade do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, que já é uma história antiga no Brasil, mas que muitas vezes é negligenciada sob o ponto de vista das organizações policiais.
O papel da classe média/alta no processo do tráfico de drogas que vem sido negligenciado há muitos anos pela sociedade e, principalmente, na abordagem da mídia sobre esse filme, como se tráfico fosse “coisa só de favelado”.
Relata a vida dura dos policiais do BOPE, e a podridão que é o sistema policial na cidade. Em resumo, ele descreve uma realidade lamentável da cidade “maravilhosa”, onde todo o sistema funciona para se perpetuar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e consumidores de drogas da classe média e alta.
Os Assistentes Sociais pode atuar em programas na prevenção de riscos sociais, círculos de qualidade, clima social.
O sistema prisional no Brasil desde a colonização até os nossos dias vivem em condições desumanas. O maior sofrimento e descaso por parte dos gestores públicos que oferecem estruturas e condições bem desfalcadas da realidade e necessidades dos detentos, o que tem como resultado grandes dificuldades de sobrevivência no sistema prisional.
Existe uma luta para mudar a triste realidade do sistema prisional, pouco atende ou de maneira alguma observa as necessidades. O abandono por parte poder público não é de conhecimento popular, não existem informações, podendo ser afirmativo uma parcela de culpa no preconceito existente na sociedade que bloqueia oportunidades ao egresso (a), o que dificulta sua inserção social e oportuna à reincidência.
O Serviço Social têm um grande esforço unido às dificuldades por falta de recursos para atuam, realidade em todo o sistema prisional brasileiro.
O Serviço Social é de suma importância no sistema prisional, é através dele que os direitos dos detentos são validados. O serviço Social não tem recursos para solucionar todos os problemas
...