Tropa De Elite
Dissertações: Tropa De Elite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luckyejony • 3/9/2014 • 233 Palavras (1 Páginas) • 308 Visualizações
Tropa de Elite e a banalização da violência institucional
O filme Tropa de Elite, não é tão fictício como parece. Tem sido alvo de várias análises, aliás, como todos os filmes brasileiros que procuram retratar o cotidiano popular enfocando determinados problemas sociais. O que chama a atenção é quando o personagem do ator Wagner Moura (o Capitão Nascimento), usa de métodos condenáveis para conseguir suas informações.Sendo assim, continuamos com uma polícia violenta e que tem autonomia,conseguindo suas informações independente se dos métodos utilizados porque os fins justificam os meios.
É preciso perceber que o ‘‘filme mostra que as regras atuais e as condições sociais de nossa sociedade nos condenam a repetir continuamente um processo de corrupção e violência policial inaceitável’’, declarou o diretor José Padilha.
Na verdade, na sociedade parece normal o uso da violência para arrancar confissões dos supostos bandidos capturados. Por isso, é interessante chamar a atenção para que possamos refletir sobre a urgência de se pôr em prática uma política de segurança que não incentive ainda mais a violência através do confronto.
O filme expõe uma problemática e mostra o que está no mundo real: que a corrupção está profundamente arraigada nas instituições, que existe uma forte relação entre violência e corrupção, que o tráfico de drogas só persiste porque há quem o sustente,etc.
http://www.espacoacademico.com.br/084/84soares.pdf - Tropa de Elite e a banalização da violência institucional
Francisca Vergínio Soares*
...