Tubo Multicamada
Artigos Científicos: Tubo Multicamada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zelec • 16/10/2013 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 958 Visualizações
1.Objetivo:
O presente trabalho tem como objectivo a instalação de uma rede de abastecimento de águas sanitárias quente e fria em tubo multicamada
2.Caracterização das componentes
2.1 Materiais:
2.1.1 Tubagem Multicamada
Os tubos Multicamada fazem parte de uma nova geração de tubos onde convergem vantagens dos tubos metálicos com as dos tubos plásticos, minimizando os inconvenientes de ambos. O tubo é constituído por 5 camadas que se distribuem d seguinte forma:
1º - Camada de PE-RT;
2.º - Camada de adesivo especial;
3.º - Folha de alumínio sobreposta e soldadura longitudinal por ultra-sons;
4.º - Camada de adesivo especial;
5.º - Camada de PE-RT.
O PE-RT utilizado é um material especial de elevada resistência térmica.
O PE-RT é uma resina de polietileno de estrutura molecular única com uma cadeia principal de Etileno e ramificações controladas que proporcionam uma elevada força hidrostática a longo prazo.
Com a soldadura de alumínio por sobreposição, obtém-se uma ligação de maior largura aumentando o índice de segurança. A soldadura por ultra-sons não necessita de uma grande espessura de alumínio para formar uma lâmina. Assim, a espessura do alumínio não torna o tubo mais rijo, tornando a sua manipulação pós-produção muito fácil.
Os tubos Multicamada, são produzidos com uma espessura optimizada d lâmina de alumínio para que ao ser dobrado, mantenha a sua estabilidade. Desta forma a montagem do tubo é claramente mais fácil, já que não é necessário muita força para o dobrar, mesmo à mão.
A lâmina de alumínio determina uma característica importante do tubo, a dilatação. Dado que a ligação existente entre as camadas de polietileno e alumínio é fixa, a dilatação do tubo é reduzida ao factor de dilatação do alumínio, correspondendo aproximadamente à de um tubo metálico.
Sendo a camada interior e exterior de PE-RT resistente à temperatura, obtém-se um tubo resistente à corrosão e pela sua superfície lisa não permite que se acumule qualquer tipo de sedimentos, prevenindo a formação de calcário.
Características:
Baixa rugosidade;
Resistente à corrosão;
Expansão térmica insignificante;
100% anti-difusão de oxigénio;
Bom comportamento ao envelhecimento;
Fornecimento em rolos ou em varas;
Excelente resistência ao rebentamento a longo prazo;
Forma estável;
Instalações simples e rápidas;
Não transmitem ruídos;
Não são afectados pelo pH da água;
Boa estética nas instalações à vista;
Grande flexibilidade;
Alta resistência química;
Grande resistência às tensões de trabalho;
Pureza e atoxicidade;
Evita depósitos de calcário.
2.1.2 - Acessórios:
2.2- Ferramentas/Equipamentos:
2.2.1- Equipamento de pressão
Máquina de pressão Alicate de pressão manual
2.2.2- Equipamento de corte/calibragem
Tesoura Calibrador c/punho Corta tubo
2.3- Mão-de-Obra
A mão-de-obra tem que ser realizada por um oficial com qualificação, geralmente dada pelos próprios fabricantes e/ou empresas de comercialização (ex:UPONOR,SANITOP,GIACOMINI…),e um ajudante com conhecimentos mínimos para realização desta actividade.
3. Caracterização das Actividades
3.1- Diagnóstico e Preparação do Suporte
A superfície, o suporte na obra para a realização desta tarefa devem estar completamente limpos, isentos de entulhos ou outros materiais que dificultem a sua realização. As alvenarias de tijolo devem estar completamente concluídas para ser possível iniciar os trabalhos.
Procede-se à marcação dos traçados, que definem os rasgos nas alvenarias de tijolo, para impregnação das tubagens e acessórios para futura colocação dos equipamentos, bem como para passagens de colunas de água quente e fria para pisos superiores e/ou inferiores, respeitando o que esta definido no projecto.
3.2- Recepção de Tubos e Acessórios
Ao receber o material que chega à obra (tubos e acessórios) procede-se à sua verificação no que diz respeito aos tubos e suas homologações e se os acessórios são completamente compatíveis com estes, ainda se condizem com os diâmetros pedidos, acordados e constantes do projecto.
3.3- Aplicação dos Ramais de Água Quente e Fria
Procede-se à cravação das caixas de colector e caixas de aparelhagem para acessórios de rosca final para futura ligação dos equipamentos. Esta cravação será feita na alvenaria de tijolo nos locais devidamente determinados pelo projecto
...