TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho Universitário: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gomes01 • 25/5/2014 • 1.632 Palavras (7 Páginas) • 299 Visualizações
Curso de Gestão de Recursos Humanos
1º Semestre
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO e COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ALVARO HENRIQUE PEREIRA DIAS RA: 8516876786
JARBA ALVES CORREA RA: 8902141011
JULIANO LUIZ PEREZ GOMES RA: 8905140873
ROBSON PINHEIRO RA: 8905168590
RONALDO ANDRADE da SILVA RA: 8378840701
Professoras Tutoras EAD: Mª Helenrose
A. da S. Pedroso Coelho e Mª Renata M.
G. Dalpiaz.
Ponta Porã - MS, 07 de abril de 2014.
Desafio Profissional
O Desafio Profissional apresentada ao Curso de Gestão em Recursos Humanos da Universidade ANHANGUERA–UNIDERP, como requisito parcial de avaliação da Disciplina, Técnicas de Negociação; Comportamento Organizacional sob a orientação das Professoras EAD Mª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho, e Mª Renata M. G. Dalpiaz , e da Professora Tutora Presencial Rosana Piovesam.
Sumário
1.Introdução
2.Perfil dos Oponentes e do Negociador
3.Negociação das partes (Associação de Moradores X Gravadora)
4.Conclusão
5.Bibliografia de pesquisa
1.Introdução
A negociação entre a Gravadora e Associação de moradores se da em um modelo de Jung de estilo confrontador. Esta negociação tem como objetivo a instalação de uma Gravadora em uma cidade no interior de São Paulo, e trazer benfeitorias para região na qual esta será instalada.
Nesta negociação de um lado a Associação de moradores com sua porta voz e líder Carlos Henrique que apresenta a reclamação dos moradores em relação à instalação da Gravadora, que seria o barulho; segurança ameaçada e transito intenso, por sua vez a Gravadora com sua porta voz e gerente de negócios Sr Jorge Andrade expõe a proposta de trazer para o bairro obra de retorno junto a Rodovia; emprego; infraestrutura; iluminação; valorização de imóveis; um ponto referencial e trazer uma unidade de polícia para maior segurança do bairro.
No decorrer das negociações ambas as partes trabalham mutuamente para chegar a um acordo ao qual existe a ideia de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir.
2. Perfil dos Oponentes e do Negociador
Perfil dos Oponentes- Associação de Moradores do Bairro Perfil do Negociador- A Gravadora
Líder: Carlos Henrique.
Formação: Administrador.
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora.
Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura (trânsito).
Informações Relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento. Negociador: Jorge Andrade.
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivos: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
3. Negociação das partes (Associação de Moradores do Bairro X A Gravadora)
No processo desta negociação obtivemos o estilo confrontador, onde ambas as partes procuram a equidade contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo, ao qual existe a ideia de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir.
Nesta negociação a Associação de Moradores entra com um Pedido /Manifesto junto à prefeitura da cidade analisa e constata que o projeto já havia sido aprovado, então entra em contato com a empresa explicando a situação, e solicitando um porta voz para apresentar proposta de negociação no prazo de 45 dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em 20 dias. A Gravadora envia o gerente de negociações e porta voz o Sr Jorge Andrade com sua proposta.
Como a Gravadora possui uma liderança participativa, alguns funcionários serão remanejados com promoção para nova estrutura, isto irá afetar diretamente suas vidas pessoais, o clima na empresa é de ansiedade, pois os colaboradores criam grandes expectativas com a mudança de ares.
Se a negociação chegar não acontecer, os colaboradores ficariam desapontados, pois não teriam suas promoções realizadas, ainda obteriam um grande prejuízo econômico quando muitos deles já venderam suas propriedades e imóveis com intenção de comprar outro na localidade a qual será instalado
...