Técnica de segurança do esforço
Tese: Técnica de segurança do esforço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisportugal • 2/11/2014 • Tese • 700 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
Engenharia de Segurança do Trabalho
Turma/Data: Julho de 2014
Disciplina: EST-1 Ergonomia
Discente: Luís Paulo Alves Portugal
ATIVIDADE II:
Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.
Neste Estudo de Caso vimos Kátia como uma funcionária de uma grande empresa e com uma longa carreira. Kátia tem como “Tarefa” a responsabilidade do atendimento aos clientes, contudo identificamos como primeiro problema nas atividades reais, o fato dela ser a “verdadeira faz tudo” e acumulou mais de 10 atividades de setores diferentes sob sua responsabilidade, sendo que em determinado período do ano a frequência de algumas atividades são enormes, por conta das datas comemorativas.
Do ponto de vista ergonômico este acumulo exagerado vai de encontro a uma premissa da ergonomia de conceber um sistema de trabalho que favoreça o desenvolvimento das competências do profissional, bem como conciliar o bem está do trabalhador, sua segurança ocupacional e de trabalho. No caso em questão é nítido que Katia não consegue sequer terminar uma atividade e já começa outra. Este primeiro problema é de falta total de planejamento das atividades que a empresa possui, bem como a divisão do trabalho condizente com o numero de empregados. Nessa análise ergonômica este problema está relacionado a organização do trabalho, nos itens que trata de uma elevada pressão temporal por produção e acúmulos de atribuições e funções.
Para tanto, nas situações supracitadas devemos com base na organização dos processos produtivos, considerar o trabalhador e a empresa. Mesmo trabalhadores com experiências não deve acumular funções além de sua capacidade. É preciso então distribuir as tarefas, com critérios de qualidade, tipo e aprendizagem, entendendo as necessidades e limitações do corpo.
Outro problema diagnosticado é a elevação da troca de mercadoria no inicio do mês e as dúvidas dos clientes. Para esta situação a empresa também deve ter em seu planejamento estratégico das Tarefas treinamento de Equipe com situações especificas como a apresentada e este treinamento pode ser via consultoria especializada em logística e organização de cadeia de venda e/ou produção.
O aumento da Equipe com contratação de temporários contribui nos afazeres das atividades, contudo se novamente, suas atividades não estiverem dentro de um organograma da empresa, pode ocorrer ociosidade e má prestação do serviços uma vez que este profissional ainda é um aprendiz. A empresa então deve ter alguém contratado especificamente com a finalidade de auxiliar os novos contratados.
Para o período noturno, mesmo com mais três funcionário que colabora fica evidente que não padronização das atividades e cada um faz a mesma coisa de forma diferente.
Outro problema pior, segundo Kátia, são as condições de trabalho: Ela elenca que o balcão de atendimento é muito baixo para a sua estatura. É sabido que para solucionar este problema deve-se considerar o biótipo do trabalhador e as medidas com base em pesquisa e levantamento das alturas recomendadas, evitando problemas de saúde
...