UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO
Por: César Augusto Bagatini • 13/1/2022 • Resenha • 681 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI – UNIVATES [pic 1]
CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS
DIAGNÓSTICO SOBRE A CONFORMIDADE DAS DEMONSTRACÕES FINANCEIRAS DA NEUGEBAUER ALIMENTOS S/A
Daniel Bronstrupp
Lajeado, novembro de 2021
Daniel Bronstrupp
DIAGNÓSTICO SOBRE A CONFORMIDADE DAS DEMONSTRACÕES FINANCEIRAS DA NEUGEBAUER ALIMENTOS S/A
Trabalho apresentado na disciplina de Contabilidade Avançada I, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, como parte da exigência para obtenção da nota III do semestre..
Orientador: Prof. Adriano José Azeredo
Lajeado, novembro de 2021
lista de ilustrações
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 - Relação entre as demonstrações financeiras da empresa frente o CPC 26 e a Lei 6.404/76.............................................................................................1
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis
DFC Demonstração dos fluxos de caixa
DMPL Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados
DRE Demonstração do resultado do exercício
PL Patrimônio líquido
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Demonstracões financeiras 5
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
A organização que é objeto deste estudo é a empresa Neugebauer Alimentos S/A, que foi a primeira fábrica de chocolates do Brasil que produz confeitos, bombons, chicles, pirulitos e doces, além do autêntico chocolate Neugebauer. Em 17 de setembro de 1891, os irmãos Franz e Max Neugebauer fundaram em Porto Alegre a primeira fábrica de chocolates do Brasil.
A empresa está sediada em Arroio do Meio/RS e conta atualmente com 199 funcionários nesta unidade. O objetivo social e a atividade preponderante incluem a industrialização, comercialização, a importação e exportação de derivados do cacau e de chocolates em geral, doces de leite, balas e semelhantes em geral, dentre outros produtos do gênero alimentício.
Demonstrações financeiras
A análise da conformidade da evidenciação das demonstrações financeiras, notas explicativas e relatório da administração publicadas pela empresa é objeto deste estudo.
O Balanço Patrimonial está em conformidade com a Lei nº 6.404/76 das S/A, e que diz respeito aos novos métodos e critérios contábeis e fiscais com intuito de harmonizar as regras contábeis adotas no Brasil e aos padrões de contabilidade, por meio de uma maior transparência para todas as companhias abertas e fechadas e pelas empresas de grande porte e quando da elaboração das demonstrações financeiras.
A lei 11.638/07 relata os artigos que foram ajustados, o art. 176 a 179, 181 a 184, 187, 188, 197, 199, 226 e 248 da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Sobre o Patrimônio Líquido, Critérios de Avaliação do Ativo, Critérios de Avaliação do Passivo, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstrações dos Fluxos de Caixa e do Valor Adicionado, Limite do Saldo das Reservas de Lucro, Transformação, Incorporação, Fusão e Cisão, Avaliação do Investimento em Coligadas e Controladas e Reserva de Incentivos Fiscais.
Silveira e Borba (2007, p. 138), “a importância da Evidenciação Contábil é inerente à própria Contabilidade no sentido de demonstrar a situação patrimonial de uma entidade. Essa demonstração só é válida se refletir transparência dos dados reais da entidade, pressuposto ainda mais importante no caso das entidades sem fins lucrativos”.
Em avaliação aos relatórios apresentados pela companhia pode-se verificar que a empresa apresentou as informações necessárias para a publicação das demonstrações financeiras, conforme exige a legislação. O quadro I evidencia a relação entre o CPC 26 e a Lei 6.404/76 em comparação aos dados apresentados pela Neugebauer Alimentos S/A.
...