UML - Engenharia De Software
Trabalho Universitário: UML - Engenharia De Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Treinamento • 17/10/2013 • 472 Palavras (2 Páginas) • 399 Visualizações
A UML é uma linguagem de modelagem gráfica que pode ser aplicada para descrever, documentar e implementar um projeto de software. Neste trabalho abordaremos aspectos relevantes da UML, diagramas, ferramentas utilizadas e versões.
A UML tem como objetivo prover aos desenvolvedores de software uma linguagem de modelagem visual completa, buscando atingir os seguintes aspectos:
• Disponibilização dos mecanismos de especificações que possam expressar os níveis conceituais.
• Independência de processos de desenvolvimento e linguagens de programação.
• Incentivo ao crescimento das aplicações desenvolvidas no conceito da orientação a objetos.
• Permissão de suporte a conceitos de desenvolvimento de alto nível, tais como frameworks, padrões e componentes.
2.0 INTRODUÇÃO
A UML é uma tentativa de padronizar a modelagem orientada a objetos de uma forma que qualquer sistema, seja modelado de maneira correta e consistente, de fácil comunicação com outras aplicações, simples de ser atualizado e compreensível.
Em outros termos esta linguagem visa a visualização, especificação, construção e documentação de um software.
3.0 IMPORTÂNCIA DA UML
A UML é uma simplificação da realidade, através disto pode-se focar na solução do problema. Pode-se destacar como benefícios:
• Modelagem aprovada e bem aceita;
• É um padrão aberto;
• Suporta todo o ciclo de vida do software;
• Suporta diversas áreas de aplicação;
• É suportada por muitas ferramentas.
4.0 HISTÓRIA DA UML
No início dos anos 90 surgiram vários métodos e notações para desenvolvimento orientado a objetos.
A Object Management Group abriu proposta para apresentação de uma padronização, a proposta vencedora foi da empresa Rational Software Corporation com o nome de UML, tendo a versão 1.0 publicada em janeiro de 1997.
A UML surgiu da união de três metodologias de modelagem: o método de Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) de Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) de Rumbaugh.
Essas eram, até meados da década de 1990, as três metodologias de modelagem orientada a objetos mais populares entre os profissionais da área de engenharia de software. A união dessas metodologias contou com o amplo apoio da Rational Software, que incentivou e financiou tal união.
5.0 DIAGRAMAS
Um diagrama é uma visão sobre um modelo de acordo com o interesse de uma das partes envolvidas, os stakeholders, e tem como objetivo proporcionar uma representação parcial do sistema.
Dentre as versões da UML é possível identificar diversos tipos de diagramas entre eles: o diagrama de casos de uso, o digrama de sequência, o diagrama de colaboração ou comunicação, o digrama
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