TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR - ADMINISTRAÇÃO - 4° SEMESTRE

Exames: UNOPAR - ADMINISTRAÇÃO - 4° SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  5.186 Palavras (21 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS................................................................................4

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA...........................................................................4

2.2 DIREITO TRIBUTARIO..........................................................................................7

2.3 MERCADO DE CAPITAIS....................................................................................10

3 ENTREVISTAS.......................................................................................................13

3.1 EMPRESA MARMORARIA ATUAL.......................................................................

3.2 EMPRESA FARMA VIDA......................................................................................

CONCLUSÃO.............................................................................................................

REFERENCIAS.............................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Essa produção textual em grupo foi organizada na forma de um desafio por etapas, e temos o objetivo de favorecer e estimular a aprendizagem eficiente e eficaz, promover a convivência e o trabalho em grupo, desenvolvendo o auto aprendizado, desenvolvendo competência e habilidades.

Sendo assim as matérias deste semestre tem por função desenvolver um diagnostico empresarial com foco na área de finanças. A partir delas podemos contemplar a importância da Administração Financeira, do Direito Tributário e do Mercado de Capitais, fazer uma analise identificar os problemas e apresentar soluções.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Autor: Tomislav R. Femenick

Livro: Alavancagem Operacional, Financeira e combinada.

A alavancagem Financeira – Tem como base o aumento do lucro líquido, em contraponto às despesas financeiras. É a capacidade da empresa em maximizar o lucro liquido por unidade de cotas (no caso de uma empresa por cotas de responsabilidade limitada) ou por ações (no caso de uma sociedade anônima), com a obtenção de financiamento cujos juros e outros encargos são fixos. Essa capacidade é evidenciada pelo quociente entre o passivo e os recursos próprios; ou situação líquida da empresa. A Alavancagem Financeira é a prática de se captar recursos de terceiros para financiar investimentos. Como os juros são despesas dedutíveis do cálculo do imposto de renda, sobra para os sócios uma maior parcela do lucro operacional.

A Alavancagem Operacional – Tem como ponto de partida o aumento das Vendas, em contrapartida aos curtos fixos. Os custos operacionais das empresas permanecem inalterados em determinados intervalos de produção e venda, representando que quanto maior a produção menos e seu peso relativo e vice versa; quando menos se produz mais se sente o peso dos custos fixos. Quando as empresas elaboram projetos pra captar financiamentos, visando aumentar a produção sem aumentar os custos fixos ou aumentando menor do que o crescimento do lucro Antes das Despesas Financeiras e do Imposto de Rendas, elas buscam obter Alavancagem Operacional. Depois de implantado o projeto, se alcançarem seu objetivo, elas produzem “Alavancagem Positiva”; se simplesmente mantêm o mesmo nível anterior ao projeto, elas obtêm o que o mercado chama de “Alavancagem Travada” ou “Alavancagem Constante”; se o resultado for inferior ao lucro anterior, têm como resultado uma “Alavancagem Negativa”. Essa última posição, se indesejável no curto prazo, poderá ser aceita no longo prazo, pois quando da quitação dos recursos de terceiros a situação pode se reverter.

Autor: Fabio Frezatti

Livro: Orçamento empresarial, planejamento e controle gerencial.

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.

Segundo Frezatti (2007), O orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

O orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.

Frezatti (2007) assegura: Análise externa é a maneira pela qual a organização olha o ambiente externo e identifica as oportunidades que pretende auferir. Serve para os gestores entenderem, coletivamente, o que esperar do ambiente futuro e, a partir daí, definirem como se comportar. Depois de analisado os fatores externos, se torna necessária à análise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.

Depois que tudo estiver no plano de trabalho, começa a etapa mais importante do orçamento que vem a ser o seu acompanhamento diário, pelo controle, que utiliza o mesmo para gerenciar a empresa e nesse momento esse profissional tem que ser ético o suficiente para transpassar aos gestores as informações corretas extraídas dos relatórios gerados, como o fluxo de caixa e balanço e estudar a situação da economia criteriosamente, para juntos corrigir e mudar o que for necessário afim de que se faça cumprir as metas propostas.

Autor: Lawrence J. Gitman

Livro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com