Urban Green
Artigo: Urban Green. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fsantoseng • 5/8/2014 • Artigo • 264 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
O VERDE URBANO
Tratar do Verde Urbano é assunto complexo, que requer definições precisas, principalmente sobre o que são áreas verdes. Para Cavalheiro et al. (1999), área verde é um tipo especial de espaço livre em que o elemento fundamental é a vegetação. Já Lima et al. (1994) completa que a predominância de vegetação arbórea em praças, jardins públicos e parques urbanos é o que define área verde.
Há um antagonismo natural entre as palavras que compõe o termo: verde urbano. Isso é explicável por ser um ambiente urbano um lugar de moradias, serviços e obras tradicionalmente mal planejadas. Por isso, o verde vai dando espaço para o cinza das construções e começa a ocorrer um conflito entre os elementos naturais e os artificiais. É cada vez mais perceptível está afirmação, haja vista a quantidade de novos empreendimentos que vão tomando o lugar do que antes era apenas verde. Embora haja uma tendência para o surgimento de bairros planejados, com foco na sustentabilidade, repletos de áreas verdes, tratar o verde urbano ainda é complexo. No século XIX o verde urbano se resumia a área de remanescentes vegetais ou áreas criadas para promoção do encontro dos cidadãos e para o passeio em contato com a natureza. Com a migração da população rural para as cidades, na era da industrialização, o conceito de espaço verde surgiu com a necessidade de recriar a natureza na cidade. Com a evolução dos tempos, nas áreas mais industrializadas surgiu a necessidade de compensação pela elevada poluição atmosférica promovida por este fenômeno. O conceito de pulmão verde aparece, então, renomeando estes espaços vegetados.
...