Usiangem
Tese: Usiangem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beraldo • 4/3/2014 • Tese • 410 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Perguntas:
Capítulo 1
1. Como ocorrem os movimentos ativos e passivos na usinagem? Descreva todos eles e mostre as figuras.
2. Quais são as variáveis que aparecem no cálculo da Vc, mostre um exemplo.
3. Como se calcula a Vf ? Dê um exemplo.
4. Sobre as grandezas de avanço qual a diferença que existem entre a ferramenta do torno e as da fresa?
Capítulo 2
1. Quais são as partes construtivas de uma ferramenta de corte? Mostre exemplos torno, fresa e furadeira.
2. Como ocorre o sistema de referência de uma ferramenta, mostre todos os planos em ferramentas de torno, fresa e furadeira.
Resposta:
1 – Movimentos ativos: São aqueles que promovem remoção de material ao ocorrerem. São eles:
Movimento de Corte: é aquele entre a ferramenta e a peça que , sem a ocorrência concomitante do movimento de avanço, provoca remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso de ferramenta
Movimento de Avanço: ocorre entre a ferramenta e a peça e que, com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua ou repetida do cavaco, durante várias rotações ou cursos da ferramenta. O movimento de avanço pode ser contínuo, como no caso do torneamento e da furação, ou intermitente, como no caso do aplainamento.
Movimento efetivo de corte: movimento entre a ferramenta e a peça e a partir do qual resulta o processo de usinagem.Quando o movimento de vanço é contínuo, o efetivo é o resultado da composição dos movimentos de corte e de avanço. Quando é intermitente, o movimento efetivo é o próprio movimento de corte.
Movimentos passivos: são aqueles que apesar de fundamentais para a realização do processo de usinagem, não promovem remoção de material ao ocorrerem. São eles:
Movimento de ajuste: entre a ferramenta e a peça, no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida. No processo de sangramento, furação e brochamento, este movimento não ocorre, pois a espessura do material a ser removida está definida pela geometria da ferramenta.
Movimento de correção: movimento entre a ferramenta e a peça empregado para compensar alterações de posicionamento devidas, por exemplo, ao desgaste da ferramenta, ás variações térmicas, deformações plásticas, entre outras, que normalmente incidem durante o processo.
Movimento de aproximação: é a movimentação entre a ferramenta e a peça com o qual a ferramenta, antes do início da usinagem, é aproximada da peça.
Movimento de recuo: movimento entre a ferramenta e a peça com o qual a ferramenta, após a usinagem, é afastada da peça.
...