VANTAGENS DE PROCESSAMENTO DE VÁLVULAS AUTOMOTORAIS VENDIDAS NAS RESERVAS LEADER-ACID LOCALIZADAS NO SITE COMERCIAL CAXIAS-MA
Projeto de pesquisa: VANTAGENS DE PROCESSAMENTO DE VÁLVULAS AUTOMOTORAIS VENDIDAS NAS RESERVAS LEADER-ACID LOCALIZADAS NO SITE COMERCIAL CAXIAS-MA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeancff84 • 6/1/2015 • Projeto de pesquisa • 1.955 Palavras (8 Páginas) • 311 Visualizações
BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DE BATÉRIAS AUTOMOTIVAS ESGOTADAS DE CHUMBO-ÁCIDO DAS REVENDEDORAS SITUADA NA ZONA COMERCIAL DE CAXIAS-MA.
Antonia Célia Ferreira Soares1
Jean Cássio Faria de Freitas2
RESUMO
O seguinte trabalho tem por finalidade avaliar a importância dos benefícios da reciclagem de baterias automotivas do tipo chumbo-ácido esgotadas presentes na cidade de Caxias/Ma Pretende-se, fazer uma abordagem científica do processo de reciclagem das matérias-primas e subprodutos, que se não tratados de forma adequada trarão prejuízos à sociedade e ao meio ambiente. Os dados foram coletados por meio de questionário como instrumento de coleta. O que pode se verificar que a empresa recolhe do mercado uma quantidade de sucata consideradamente maior que a quantidade vendida, ou seja, significa que a empresa recupera mais do que ela é diretamente responsável localmente.
PALAVRAS CHAVE: Baterias chumbo-ácido, benefícios, reciclagem.
ABSTRACT
The following study aims to assess the importance of the benefits of recycling automotive batteries like lead-acid depleted present in the city of Caxias / Ma intention is to make a scientific approach to the process of recycling of raw materials and by-products, which not adequately addressed will bring harm to society and the environment. Data were collected through a questionnaire as data collection instrument. What can be verified that the company collects market a quantity of scrap considerately larger than the amount sold, ie means that the company recovers more than she is directly responsible locally.
KEYWORDS: lead-acid batteries, benefits, recycling.
1 INTRODUÇÃO
A reciclagem é considerada uma prática associada ao desenvolvimento sustentável. Consiste em fazer voltar os resíduos ou produtos usados ao ciclo de produção industrial, agrícola ou artesanal. Neste estudo “Benefícios da Reciclagem de Baterias Automotivas Esgotadas de Chumbo-ácido das Revendedoras Situadas na Zona Comercial de Caxias-Ma.” Pretende-se, fazer uma abordagem científica do processo de reciclagem das matérias-primas e subprodutos, que se não tratados de forma adequada trarão prejuízos à sociedade e ao meio ambiente.
Reprocessados, os materiais ou resíduos retornam às fábricas como matéria prima, ao invés de serem despejados em aterros sanitários. O sucesso da reciclagem depende de uma séria de procedimentos internos como segregar os resíduos na fonte de geração em função de suas características, para evitar os custos futuros de separação e melhorar as características finais do produto reciclado. Baterias de chumbo-ácido são conjuntos de acumuladores elétricos recarregáveis, interligados convenientemente, construídos e utilizados para receber, armazenar e liberar energia elétrica por meio de reações químicas envolvendo chumbo e ácido sulfúrico (ABNT, 1987).
As baterias automotivas, estacionárias e fracionárias, contêm chumbo na massa positiva, massa negativa, nas grelhas e conexões e ainda na solução eletrolítica de ácido sulfúrico; portanto, nas instalações, durante o uso das mesmas, no transporte, manutenção, armazenamento temporário e na disposição final, cuidados devem ser tomados para que não ocorra vazamento de chumbo e ácido sulfúrico que exponha os usuários e contamine o solo, ar e água. Se após o seu esgotamento energético essas baterias não forem segregadas e seu conteúdo reciclado, causarão ameaças ambientais significativas. Um dos grandes problemas enfrentados para o correto descarte de pilhas e baterias usadas é a falta de conhecimento da população sobre o perigo de desprezar esse tipo de resíduo de maneira inadequada (ESPINOSA; TENÓRIO, 2004).
Dentre as maiores dificuldades no processo de conscientização da população estão relacionadas os inúmeros tipos e marcas existentes; a ausência de identificação no rótulo de grande parte desses produtos; a falta de fiscalização; e o nível de escolaridade baixo de grande parte da população consumidora (REIDLER; GÜNTHER, 2000).
Não há uma efetiva comunicação por parte dos fabricantes de como deve ser o descarte desses materiais. Em geral, os fabricantes solicitam a devolução das pilhas e baterias, conforme previsto na legislação. Todavia, esse processo se torna ineficiente, pois nem sempre a população conhece os locais para descarte de pilhas e baterias e, desse modo, torna-se mais cômodo descartar esses materiais no lixo doméstico, sem tratamento adequado (WOLFF; CONCEIÇÃO, 2000).
Um dos problemas identificados no processo da reciclagem de baterias automotivas visando a extração do elemento chumbo (Pb), na empresa objeto de análise, foi a produção de uma grande quantidade de resíduos, o que provoca prejuízos econômicos e, principalmente, sérios impactos ambientais
Quando essas baterias chegam ao final de sua vida útil devem ser coletadas e enviadas para unidades de recuperação e reciclagem. Esta providência garante que seus componentes perigosos (metais e ácido) fiquem afastados de aterros e de incineradores de lixo urbano e que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens de consumo. Todos os constituintes de uma bateria chumbo-ácido apresentam potencial para reciclagem. Uma bateria que tenha sido impropriamente disposta, ou seja, não reciclada, representa uma importante perda de recursos econômicos, ambientais e energéticos e a imposição de um risco desnecessário ao meio ambiente e seus ocupantes.
Uma breve historia do Chumbo
O chumbo existe em uma única variedade alotrópica, metálica, cinza, mole, de baixo ponto de fusão. Seu emprego principal consiste na fabricação de baterias de chumbo. Grandes quantidades de foram usadas tetraetilchumbo, (C2H5)4Pb, aplicado como aditivo antidetonante na gasolina. Pequenas quantidades desse composto aumenta o índice de octanas na gasolina, o que significa prever detonação (“batidas”) nos cilindros do motor e promover a queima regular da gasolina. Como, a maior parte do chumbo é expelido pelo escapamento, contribuindo para a poluição ambiental, a quantidade de tetraetilchumbo usado anualmente não é muito grande. O chumbo é aproveitável em varias ligas e numa tinta resistente a corrosão, o zarcão, que contém Pb3O4. (John. B Russell. 1994 p. 1075).
O chumbo como muitos dos metais pesados, é um elemento tóxico. Alguns historiadores pensam que o declínio do império
...