Valentine's Day
Pesquisas Acadêmicas: Valentine's Day. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izadoraaa • 4/3/2015 • 656 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
Valentines's Day
História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
A comemoração desta data remota o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio em segredo. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
10 curiosidades sobre o Dia de São Valentim
1. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o "Dia dos Namorados" é chamado de "Dia de São Valentim", e é comemorado em 14 de fevereiro. No Brasil, a data foi mudada para 12 de junho — uma forma de estimular as compras nessa época.
2. A comemoração teria se originado na Roma antiga, em 498 d.C. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
3. Por descumprir as ordem do imperador, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, muitos jovens jogavam bilhetes encorajadores em sua cela. Um deles veio de Astérias, filha cega de um carcereiro por quem Valentim se apaixonou. Ele, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
4. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "Your Valentine" ("Seu Valentim"), expressão ainda hoje utilizada nos cartões de Valentine’s Day.
5. É bem provável, no entanto, que essa história toda seja apenas uma lenda. Em 1969, a Igreja Católica deixou de reconhecer São Valentim, por não haver provas de sua existência. A Igreja só chegou a reconhecer o santo, no ano 5 d.C., para se apoderar das extintas festas pagãs lupercais, iniciadas no dia 15 de fevereiro. A atenção dos fiéis era desviada para as comemorações de São Valentim.
6. Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
7. A taxa de natalidade do dia 14 de fevereiro teve um aumento considerável nas últimas décadas. Isso porque, com a adoção das cesarianas pelas gestantes, é possível marcar a data do parto com antecedência. Curiosamente, no Dia das Bruxas (31 de outubro), essa taxa é cada vez
...