Vantagens
Seminário: Vantagens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cinei • 6/5/2013 • Seminário • 886 Palavras (4 Páginas) • 418 Visualizações
Vantagens
Obviamente que abrir mão da segurança de um emprego formal, ainda que não tão estável e optando por esta modalidade de carreira o profissional terá suas vantagens. São muitos os benefícios associados, e aqui destaco alguns:
Ser seu próprio chefe – Não ter que bater cartão é o sonho almejado por muitos. Não ter que se submeter a uma relação hierarquizada é uma das principais vantagens visualizadas pelo profissional que avalia a possibilidade de se tornar um freelancer. Não ter que prestar contas e dar satisfação de tudo que faz é o que há de mais tentador neste tipo de carreira.
Flexibilidade de horário – Muito se engana quem acha que ser freelancer é trabalhar menos ou ter mais tempo livre. Muitas vezes, é quando mais se trabalha para dar conta de todos os trabalhos num bom padrão de qualidade e no prazo. E isso implica, não raro, em trabalhar em horários nunca antes trabalhados quando vinculado formalmente a uma empresa. Saber fazer a gestão do próprio tempo é um dos grandes desafios desse profissional. Se o seu tempo não for muito bem planejado, isso que seria uma vantagem, passa a desvantagem num piscar de olhos e o que seria o melhor dos mundos, vira um caos.
Decidir quanto quer ganhar – O profissional que reconhece em si um grande potencial e se percebe pouco valorizado num emprego formal, vê, como freelancer a possibilidade de receber pelo que vale. Como freela, tem a liberdade de formar seu preço e oferecer para o mercado um serviço justamente remunerado. Porém, vale ressaltar que se não estiver alinhado com o que tem sito praticado no mercado, poderá perder espaço e ter dificuldade de alavancar novos trabalhos. E fique atento, o freela recebe pelo que trabalha, na proporção direta do que produz. Nada de corpo mole se quiser resultados cada vez mais rentáveis.
Fazer o que ama – Logicamente ninguém se porá a trabalhar livremente naquilo que não gosta. Ao trabalhar por conta própria o profissional poderá optar por aquilo com que tem maior afinidade, habilidade e competência.
Trabalhar em locais variados – Nada impede de um profissional liberal realizar seu trabalho cada dia num local diferente. Com a facilidade do notebook, por exemplo, é possível se trabalhar em locais diferentes todos os dias. Algumas pessoas sentem dificuldade e se entediam facilmente frequentando o mesmo escritório, a mesma sala, vendo as mesmas pessoas todos os dias, e como freelancer este seria um problema resolvido.
Escolher clientes – Se é dono do seu negócio, você atende quem quiser. Diferente de uma empresa que, como empregado, teria de submeter-se a todo tipo de cliente. Mas atenção, enquanto não houver um bom lastro e uma boa carteira de clientes, não seja tão seletivo.
Férias quando quiser – Optando por ser freelancer você decide quando sairá de férias e decide sozinho, não haverá chefe para concordar ou não. Se decidir sair de férias o mês todinho, vai. E se der vontade de mais um mês, vai também. A decisão é sua. Mas cuidado o freela recebe pelo que trabalha e ausências prolongadas implicam em menor produtividade. Quem não é visto, não é lembrado, muito tempo ausente pode provocar o indesejável esquecimento por parte do mercado, e aí será necessário um novo esforço para reconquistar o espaço perdido.
04- Desvantagens:
O teletrabalho ou trabalho freelance conta com a enorme vantagem de permitir o trabalho desde casa sendo teu próprio chefe e adaptando-te a teus próprios horários. No entanto, se estás pensando em adotar esta modalidade de emprego
...