Vasos sanguíneos
Tese: Vasos sanguíneos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kris • 24/11/2014 • Tese • 461 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Vasos Sanguíneos
Os vasos sanguíneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.
Artérias
As artérias são vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do coração sendo transportado para as outras partes do corpo. A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico, permitindo, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco. As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.
Veias
As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração. A existência de válvulas nesses vasos, faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração.
Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebral e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico enquanto as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.
Vasos Capilares
Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias que integram o sistema cardiovascular formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias. Suas paredes são constituídas por uma camada finíssima de células, o que permite a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico, etc.) do sangue para as células e das células para o sangue.
A microcirculação é o segmento do
sistema circulatório que inclui os
capilares e as porções terminais das
arteríolas e vênulas; constitui-se em
unidades funcionais bem definidas, cuja
organização visa facilitar a função
nutritiva e excretora do sangue. A
estrutura da microcirculação A arteríola
terminal, secontinuaemuma metarteríola,
que tem apenas uma camada muscular
descontínua, ao contrário da arteríola
terminal. A metarteríola origina capilares
que formam uma conjunto enovelado.
Na extremidade oposta os capilares se
unem em uma vênula. Entre a metarteríola
e a vênula existe uma comunicação
artério-venosa, quepermiteaosanguedas
arteríolas terminais alcançar
...