Vida financeira específica da empresa
Projeto de pesquisa: Vida financeira específica da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaismv • 7/9/2014 • Projeto de pesquisa • 9.611 Palavras (39 Páginas) • 353 Visualizações
Universidade anhanguera - Uniderp
Centro de educação a distancia
Atividades Praticas Supervisionadas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – Teoria da contabilidade
ADRIANA DE AQUINO BOFFE – RA 422326
EDISON A. CARDOZO – RA 422894
MIRIA SILVA BRITO – RA 416737
THAIS MASSENA VOLPATO – RA 426407
ATPS – Teoria da Contabilidade
CORONEL SAPUCAIA – MS
2013
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de educação a distancia
Atividades Praticas Supervisionadas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Coronel Sapucaia – MS
2013
SUMÁRIO
Introdução 1
Objetivo da contabilidade 2
A vida financeira particular e a de uma empresa 3
Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas 4
Conceito de ativo 5
Conceito de passivo 5
Conceito de goodwill 6
Conceito de receitas 6
Conceito de despesas 7
Conceito de ganhos e perdas 8
Perguntas e respostas 9
Operação ou descrição das contas 10
Consulta ou cadastro geral de participantes do mercado 13
Tabela Dados ``sociedades´´ 21
Conclusão 23
Referencias
Introdução
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro se alterou, por ocasião do surgimento da moeda.
Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália.
Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse fato tem feito que mais recentemente venha sendo considerada como pertencente ao ramo da ciência social.
A intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.
O Objetivo da Contabilidade
Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de
Demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de Uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:
- acionistas;
- credores em geral e emprestadores de recursos; e
- integrantes do mercado de capitais.
Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
Informação de natureza econômica > deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).
Informação de natureza financeira > fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física > complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc...).
Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.
A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de: Deficiências na estrutura do modelo informativo.
A vida financeira particular e a de uma empresa.
Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários fatores em que podemos citar que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o sistema de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter
...