Viscerocranium e nejrokranium
Projeto de pesquisa: Viscerocranium e nejrokranium. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: v007 • 17/9/2014 • Projeto de pesquisa • 882 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Trabalho de Anatomia do Aparelho Locomotor
Viscerocrânio e Neurocrânio
Trabalho de Anatomia Apresentado ao professor Sérgio Falcão, a Universidade Estácio de Sá
Em Agosto de 2014.
Aluna: Vanessa Santos da Silva Sampaio
Matrícula:201401289932
Agosto 2014
1. Introdução
Os ossos do crânio são ossos largos, formados por uma lâmina externa de osso cortical, de superfície lisa e por uma lâmina interna igualmente de osso cortical, mas de superfície rugosa, separadas entre si por uma camada de osso trabecular. As maiorias dos ossos cranianos formam pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crânio mais forte, alguns desses pares, como os dos ossos frontais, occipitais e esfenoides, fundem-se num osso único. Os pares de ossos cranianos mais importantes são os parietais, temporais, maxilares, zigomáticos, nasais e palatinos. Os ossos cranianos são finos, mas devido a seu formato curvo, são muito fortes em relação a seu peso. O crânio inclui a estrutura óssea total da cabeça, que abrange tanto os ossos cranianos quanto os faciais.
Ao nascermos, a caixa craniana ainda não sofreu ossificação completa, permanecendo flexível e facilitando, assim, a nossa passagem pelo canal do parto. Entre os ossos da parte superior do crânio existe um espaço (a fontanela) que, com o crescimento do bebê, completa a ossificação e fecha-se totalmente.
O crânio é subdividido em neurocrânio e viscerocrânio. O neurocrânio protege o encefálo, frágil órgão do Sistema Nervoso Central, enquanto o viscerocrânio abriga e protege as regiões faciais.
2. Neurocrânio
O neurocrânio fornece o involucro para o cérebro e as meninges e as meninges encefálicas,partes proximas dos nervos cranianos e vasos sanguineos.O crânio possui um teto semelhante com abóboda. formado pelos ossos que estão em torno do sistema nervoso, servindo como proteção.
• Frontal( 1 )
Forma a testa, o teto da cavidade nasal e as órbitas. Se desenvolvem em duas metades que se fusionam ao final do segundo ano de vida. Principais acidentes ósseos e estruturas do frontal:
-Seios frontais
-Margem supra-orbitária
-Arco superciliar (processo zigomático)
-Glabela
-Incisura supra-orbitária ou forame supra-orbital
-Crista frontal interna
• Parietais ( 2 )
Formam os lados e o teto do crânio e são articulados na linha mediana formando a sutura sagital. A linha de articulação entre o osso frontal e os dois ossos parietais é a sutura coronal ou frontal. Principais acidentes e estruturas dos parietais:
-Sulcos e depressões na sua porção interna
-Forame parietal
-Bregma e lambda
-Vértice e eminência parietal
• Occipital ( 1 )Forma a parte dorsal e a base do crânio, articulando-se com os dois ossos parietais anteriormente formando a sutura lambdóide. Principais acidentes eestruturas do occipital:
-Forame magno
-Côndilo occipital
-Protuberância occipital externa ( ínion )
-Canal do hipoglosso
• Temporais ( 2 )Auxiliam na formação dos lados e da base do crânio. Neles se localizam aorelha e forma a fossa para a articulação da mandíbula. Se dividem em uma porção petrosa ( rochedo do temporal ), uma mastóidea, uma timpânica e uma escamosa. Principais acidentes e estruturas dos temporais:
-Processos mastóide e estilóide
-Fossa mandibular
-Meato acústico externo
-Forame mastóideo, estilomastóide e jugular
-Canal carotídeo
• Esfenóide ( 1 )Forma a porção anterior da base do crânio. É um osso único em forma de cuia, articulando-se anteriormente com o etmóide e com o frontal, e posteriormente com o occipital e temporais. Principais acidentes e estruturas do esfenóide:
-Asa maior e asa menor
-Sela túrcica (turca)
-Processo pterigóideo
-Forames oval, espinhoso, redondo e lácero
-Canal óptico
-Fissura orbitária superior
-Seio esfenoidal
• Etmóide ( 1 )Principal estrutura de suporte da cavidade nasal, contribuindo para a formação das órbitas, sendo o osso mais leve do crânio com predomínio de tecido esponjoso. Principais acidentes e estruturas do etmóide:
...