Voçoroca
Por: Jeje Silveira Silva • 30/10/2016 • Artigo • 2.682 Palavras (11 Páginas) • 364 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Geografia
Fabiana dos Santos, Guilherme Miguel
Jeziel Silveira, João Francisco
Johnny da Costa Barbosa
Jussara Vasconcelos
Patrícia Ferreira
A percepção dos riscos ambientais da população dos bairros São Dimas e Vila São Paulo, São João del-Rei, MG.
São João del-Rei
Outubro/2016
Fabiana dos Santos, Guilherme Miguel
Jeziel Silveira, João Francisco
Johnny da Costa Barbosa
Jussara Vasconcelos
Patrícia Ferreira
A percepção dos riscos ambientais da população do bairro São Dimas, São João del-Rei, MG.
Trabalho apresentado à disciplina de Sistema de Informação Geográfica do curso de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei.
Orientador: Prof. Dr. Thiago Araújo Santos.
São João del-Rei
Outubro/2016
LISTA DE FIGURAS
Figura 01
Figura 02
Figura 03
Figura 04
Figura 05
Figura 06
Figura 07
Figura 08
Figura 09
Figura 10
SUMÁRIO
- Introdução
- Objetivos
- Metodologia
- Resultados parciais
- Questionário a ser aplicado
- Considerações finais
- Referências bibliográficas
- INTRODUÇÃO
Desde o século XVIII, e por todo o século XIX, o território hoje ocupado pelo bairro São Dimas já era cruzado por importante caminho de tropeiros, comerciantes e produtores rurais do município de São João del-Rei e região, para escoar a produção local e adquirir outros produtos. Segundo documentos referentes à compra e venda de imóveis, esse caminho, ao qual se reportam os moradores, é a antiga estrada carroçável que ligava o município de São João del-Rei à então vila de Santa Rita do Rio Abaixo, passando pelo povoado de Ibitutinga. (CARNEIRO, 2009)
Nosso tema é Geografia Ambiental, nesse sentido a geografia com suas categorias de análise têm muito a contribuir, sendo através dos conceitos de espaço geográfico e lugar é possível entender os fenômenos naturais e sociais, e estes por sua vez, podem ser interpretados sobre diferentes perspectivas. Segundo Santos (1978)
O espaço deve ser considerado como uma totalidade, a exemplo da própria sociedade que lhe dá vida [...] o espaço deve ser considerado como um conjunto de funções e formas que se apresentam por processos do passado e do presente [...] o espaço se define como um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que se manifestam através de processos e funções (SANTOS, 1978, p. 122).
O presente trabalho através de um estudo ambiental de algumas voçorocas do Bairro São Dimas, tem como finalidade entender a percepção e analisar as relações que a população estabelece com o lugar onde mora. Mas, para compreender tal relação é necessário contextualizar alguns fatos historicamente, bem como compreender a relação que estes sujeitos mantêm com o local onde moram, com isso faz-se um breve histórico da construção do bairro.
As primeiras ocupações, segundo Carneiro (2007) aconteceu no final da década de 1960, mas foi no final da década de 1970 que elas ocorreram de forma mais intensa, devido aos reflexos da sociedade industrializada, segundo o autor:
[...] a partir da década de 1970, São João del- Rei, na qualidade de cidade- polo de uma mesorregião economicamente deprimida, passa a atrair [...] contingentes de emigrantes da zona rural e da área urbana de pequenos municípios próximos, ensejando a constituição e contínua ampliação de novas periferias. Essas novas periferias, localizadas em regiões mais afastadas do chamado Centro Histórico, caracterizam-se sobretudo pela presença de situações de risco/contaminação e pela ausência/precariedade de serviços básicos de infraestrutura urbana. (Carneiro,2007, p.6)
Como aponta Carneiro (2007), existe neste bairro situações de risco, sendo que esta situação está relacionada com a presença da ocupação humana próxima as voçorocas. Por isso foi despertado o interesse em trabalhar com este bairro, pois ele contempla tanto a questão ambiental, como também a social. Neste contexto, como afirma CAVALCANTI (2002, p. 49), “a luta pelo direito à cidade, aos seus lugares, ao consumo mais autônomo e consciente de seus lugares e objetos, ao ambiente, é, assim, um exercício de cidadania”.
A construção da cidadania neste bairro esta um tanto quanto ameaçada pelos desafios que é morar próximo a área de voçorocas, ou seja, próximo a áreas de risco, como pode ser observado na rua Afonso Santana, no bairro São Dimas, na figura 1.
[pic 1]
Figura 1: Rua Afonso Santa no ano de 2012. Fonte: Ferreira, Santos, Carneiro (2013).
[pic 2]
Figura 2: Rua Afonso Santana no ano de 2016. Fonte: Google Earth, Street View, 2016.
Nas imagens acima é possível notar que ambas mostram situações distintas, revelando que algumas medidas foram tomadas para conter o processo de evolução da voçoroca. Sendo essas medidas paliativas, pois umas das possíveis decisões a serem tomadas seria a retirada da população que morar próximo as feições erosivas e voçorocas. No período de chuva, que começa próximo ao final do outono e se estende até o inicio do mês de maio, a população que habita as bordas da voçoroca estão em situação de risco. Risco é caracterizado segundo DAGNINO e JUNIOR (2007) como: “a probabilidade de que um evento–esperado ou não esperado – se torne realidade. A ideia de que algo pode vir a ocorrer, já então configura um risco”. Nesta perspectiva os autores utilizam o conceito de risco ambiental de acordo com Veyret e Meschinet de Richemond (2007, p. 63), sendo assim o conceito de risco ambiental que: “resultam da associação entre os riscos naturais e os riscos decorrentes de processos naturais agravados pela atividade humana e pela ocupação do território. ”
...