Vygotsky - biografia curta
Bibliografia: Vygotsky - biografia curta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leta29 • 9/11/2014 • Bibliografia • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 330 Visualizações
Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens /ilustrações/fotografia
Vygotsky – breve biografia
1896 – 1934
Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia.
Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.
Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia.
Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
Em menos de 38 anos de vida, Vygotsky conheceu momentos políticos drasticamente diferentes, que tiveram forte influência em seu trabalho. Nascido sob o regime dos czares russos, Vygotsky acompanhou de perto, como estudante e intelectual, os acontecimentos que levaram à revolução comunista de 1917. O período que se seguiu foi marcado, entre outras coisas, por um clima de efervescência intelectual, com a abertura de espaço para as vanguardas artísticas e o pensamento inovador nas ciências, além de uma preocupação em promover políticas educacionais eficazes e abrangentes. Logo após a revolução, Vygotsky intensificou seus estudos sobre psicologia. Visitou comunidades rurais, onde pesquisou a relação entre nível de escolaridade e conhecimento e a influência das tradições no desenvolvimento cognitivo. Com a ascensão ao poder de Josef Stalin, em 1924, o ambiente cultural ficou cada vez mais limitado. Vygotsky usou a dialética marxista para sua teoria de aprendizado, mas sua análise da importância da esfera social no desenvolvimento intelectual era criticada por não se basear na luta de classes, como se tornara obrigatório na produção científica soviética. Em 1936, dois anos após sua morte, toda a obra de Vygotsky foi censurada pela ditadura de Stalin e assim permaneceu por 20 anos.
Vygotsky – contribuições teóricas
Pioneiro na área sobre o desenvolvimento intelectual da criança.
Seus estudos sobre a zona de desenvolvimento proximal transformam o professor em um mediador no processo de construção do conhecimento e o jogo em um elemento que atua nessa zona, ou seja, através de brincadeiras a criança constrói seu próprio conhecimento e o professor o auxilia nesse processo. - para Vygotsky, “o brincar da criança é a imaginação em ação”. Através de seu imaginário, as crianças realizam desejos e se desprendem da realidade reduzindo a tensão e as frustações da vida real. Tornam-se flexíveis e buscam caminhos alternativos.
Piaget – breve biografia
1896-1980
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.
Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
Em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde trabalhou no laboratório de Alfred Binet. Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.
Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921, Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho de sua vida.
Em 1923, Piaget casou-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas: Jacqueline, Lucienne e Laurent. As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa.
Piaget lecionou em diversas universidades européias. Registros revelam que
...