TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VÁRIOS VALORES DO DICIONÁRIO CORRECTA

Tese: VÁRIOS VALORES DO DICIONÁRIO CORRECTA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Concreto Plano de Aula 1

Os conhecimentos aprendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: Caso

OS DIVERSOS SIGNIFICADOS DO VOCÁBULO DIREITO

A palavra “direito” tem origem no Latim “directus” que significa “reto” ou “colocado em linha reta”. No latim clássico, “ius” era o termo usado para designar o direito objetivo, o conjunto de normas (que evoluiu para “direito”). O termo “ius” (jus) originou a criação de palavras como justo, justiça, entre outras.

Leia o parágrafo abaixo e identifique os diferentes significados que o vocábulo DIREITO possui quando empregado e faça a correspondência devida:

“Ao iniciar seus estudos de DIREITO(1), seu Antônio, que já trabalha há mais de 37 anos na mesma empresa, descobriu que já tem DIREITO(2) de se aposentar, pois o DIREITO(3) previdenciário lhe garante tal benefício. Por isso, não acha DIREITO(4) que um homem trabalhador e DIREITO(5) como ele tenha ficada tanto tempo sem conhecer esse conjunto de normas de DIREITO(6) feitas pelo Estado, achando que somente Deus é quem poderia dar aos homens o DIREITO(7) sobre as coisas”.

“Ao iniciar seus estudos de Ciência do Direito, seu Antônio, que já trabalha há mais de 37 anos na mesma empresa, descobriu que já tem Direito subjetivo de se aposentar, pois o Direito objetivo previdenciário lhe garante tal benefício. Por isso, não acha Justo que um homem trabalhador e correto como ele tenha ficada tanto tempo sem conhecer esse conjunto de normas de Direito positivo feitas pelo Estado, achando que somente Deus é quem poderia dar aos homens o Direito natural sobre as coisas”.

a) Direito natural: Fruto da vontade de Deus, do Homem. Inerente ao ser humano. Independe de positivação.

b) Direito positivo: É o direito posto (Lei).

c) Direito subjetivo: É a faculdade de agir (facultas Agendi) mediante a previsão legal (Direito Privado - Autonomia da Vontade)

d) Direito objetivo: É a Lei propriamente dita.

e) Ciência do Direito

f) Correto

g) Justo

Agora, Marque a opção CORRETA:

(A) 1e; 2c; 3d; 4g; 5f; 6b; 7a.

(B) 1e; 2d; 3c; 4f; 5g; 6b; 7a.

(C) 1d; 2e; 3d; 4g; 5f; 6b; 7a.

(D) 1d; 2e; 3c; 4f ;5g; 6a; 7b.

Resposta: Letra A

QUESTÃO DISCURSIVA

O preâmbulo da Constituição Federal de 1988 tem a seguinte redação:

“Nós representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com