Web Aula 1 Psicologia Organozacional
Dissertações: Web Aula 1 Psicologia Organozacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcia1702 • 21/10/2014 • 5.626 Palavras (23 Páginas) • 396 Visualizações
WEBAULA 1
Unidade 1 – O Estudo da Psicologia na Formação da Personalidade e no Comportamento Humano.
A PSICOLOGIA E O ESTUDO DA PERSONALIDADE
Bem, antes de iniciarmos o nosso conteúdo, quero propor que façamos uma integração: vamos nos conhecer melhor. Acessem o fórum de discussão e falem um pouco sobre sua personalidade... Sabe como? Faça dois minutos de silêncio e reflexão, anote quais são as suas características de personalidade mais marcantes e que você as considera como satisfatórias para a sua vida pessoal e profissional.
Vou apresentar-me para vocês. Sou a professora Ana Céli, formada em Psicologia, especialista em Gestão e Práticas de Recursos Humanos, sou Docente e atuo na área da Psicologia do Trabalho e, também, em Treinamento e Desenvolvimento. O tema da personalidade e trabalho é, para mim, apaixonante. Adoro trabalhar com pessoas e contribuir no desenvolvimento de suas capacidades. Por isso, espero que contribua com vocês na melhor compreensão do ser humano.
Mas, conforme solicitei a vocês, também fiz minha reflexão e listei algumas características que considero importantes: sou alegre, otimista, comunicativa, organizada. Gosto de enfrentar desafios e de me relacionar com as pessoas, conhecê-las e auxiliá-las a pensar sobre si mesmas, pois somente assim, conseguiremos nos desenvolver cada vez mais. Esse é um dos meus objetivos.
Bem, agora que nos conhecemos melhor, vamos então conhecer a ciência da Psicologia, que está relacionada ao estudo da personalidade e do trabalho.
A psicologia é uma ciência que tem como objeto de estudo o comportamento humano. Ela é composta por um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, seu objeto de estudo é o “homem”, porém, são várias as maneiras de perceber e analisar o homem.
Como ciência, seu estudo é sistematizado. Busca a objetividade e a validação das teorias, entretanto, defronta-se com essa diversidade de idéias e diferentes interpretações das várias abordagens teóricas.
A diversidade de objetos na Psicologia é explicada por vários pontos. Entre eles, trata-se de uma ciência nova, somente no final do século XIX é que foi considerada como área de conhecimento científico.
Outro motivo que contribui para essa diversidade é o fato de que o pesquisador é integrante do objeto a ser pesquisado, que é o próprio homem e, neste caso, o pesquisador está inserido na categoria a ser pesquisada.
Esse fator possibilita discussões dos parâmetros de percepções na construção das teorias que buscam compreender o comportamento humano.
As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século XX foram o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Vamos discorrer rapidamente sobre cada uma delas.
Sobre o Behaviorismo ou Teoria (S-R) – como é definido. Seu surgimento veio com Watson, com grande desenvolvimento nos Estados Unidos, devido as suas aplicações práticas e definições dos fatos psicológicos de modo mais concreto. Um de seus seguidores foi o fisiologista Pavlov, que desenvolveu a teoria do condicionamento clássico. Contudo, a teoria considerada de relevância nessa trajetória foi a do condicionamento operante de Skinner. A base do condicionamento operante é o controle do comportamento através da manipulação de recompensas e punições no ambiente.
Na prática, o condicionamento dos comportamentos, o reforço positivo e a punição são muito utilizados. No dia-a-dia, comportamo-nos dessa forma, mesmo não tendo pleno conhecimento da teoria. Querem ver como isso acontece? Leiam essa tira do Peanuts:
(Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/search?updated-max=2007-06-28T21%3A39%3A00-03%3A00&max-results=7).
Em muitas situações, o ser humano vai se comportando de determinada forma e ao receber um reforço positivo ele continua por se sentir gratificado e, em outras situações, ele tem possibilidades de alterar o seu comportamento por receber reforço negativo ou punição.
De uma maneira simples, essa é a fundamentação da teoria do condicionamento clássico. Mas vamos conhecer agora a Gestalt, que possui outra percepção do “homem”.
Quanto a Gestalt, que teve seu berço na Europa, postulou a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, considerada a tendência teórica mais ligada à Filosofia. Uma das características dessa teoria é valorizar a visão sistêmica, figura e fundo. Veja essas imagens abaixo, por exemplo. O que você esta vendo??
Acesse o Fórum de discussão e deixe o comentário sobre o que você está vendo em cada uma das figuras. Vamos lá, participem!!!
A Gestalt tem como embasamento as percepções que os indivíduos têm das situações, das imagens, dos fatos, provando que elas são variáveis entre as pessoas, depende do ponto de vista, do momento, da disponibilidade para perceber as coisas.
Bem, e a Psicanálise? Essa teoria nasceu com Freud, na Áustria. Valoriza a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo. É desenvolvida a partir de práticas médicas e quebra a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. A estrutura da personalidade é formada pelo ID, EGO e SUPEREGO, e tem componentes no CONSCIENTE e INCONSCIENTE. Claro que vocês já ouviram a expressão “Nem Freud explica”.
Conheça mais sobre a psicanálise, o método e alguns artigos, acesse o site: http://www.spbsb.org.br/forum2/forum_textos.htm
Vale a pena ressaltar que existem outras teorias elaboradas a partir das idéias e objetivos desses teóricos, mas eles são considerados os precursores.
Independentemente da abordagem teórica que o profissional da psicologia adota, existem também as áreas de atuação: escolas, clínicas, esporte, comunidade, psicologia e a mídia, o trânsito, políticas públicas, organizações e, como base de estudos para o comportamento humano, o estudo da personalidade.
Vamos saber agora, quais os conceitos de personalidade? O que é realmente? Como se desenvolve? Ela se altera ao longo do desenvolvimento?
As características e traços de personalidade nos conferem uma identidade que é constituída por fatores genéticos/hereditários. Recebe influências do meio em que a pessoa vive e tem referências na subjetividade, ou seja, na construção do mundo interno a partir da percepção do mundo externo.
A personalidade
...