TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Aula

Pesquisas Acadêmicas: Web Aula. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 5

Filosofia: Resposta às questões das Web aulas WEB aula 01 Pergunta-se: 1- O que é filosofia? R= É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente, à linguagem, ou seja, questões relacionadas à vida em todos ou em quaisquer de seus aspectos. Praticar filosofia é olhar as coisas da vida com um olhar critico e questionador. 2- Qual o significado etimológico do termo Filosofia? R= A palavra dos termos gregos (Phíton = amante) + (Sophia = sabedoria), literalmente: amante da sabedoria 3- O que se entende por reflexão crítica da realidade? R= É saber se posicionar de forma questionadora diante da vida, sendo sensível à pensar no porque das coisas. 4- O que é mito? R= É uma explicação simbólica da realidade, normalmente variável de acordo com a cultura.. As mitologias tentam explicar fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Assim, podemos encontrar nas mitologias grega e nórdica explicações diferentes para a criação do mundo ou do tempo ou outro fenômeno. 5- Porque os gregos buscavam fundamento na narrativa mitológica para explicar a realidade?

R= Porque a humanidade sempre teve necessidade de entender o mundo e o surgimento das coisas, como não se havia desenvolvido nenhuma teoria cientifica, as primeiras explicações foram à luz dos mitos. Porém, osmitos da Grécia não derivam puramente da civilização grega, mas de uma mistura entre a cultura dos indo-europeus, pré-gregos, e até mesmo dos asiáticos, egípcios e outros povos com as quais os gregos estabeleceram contato. 6- Distinga Mito de Filosofia. R= A filosofia se distingue da mitologia por sua ênfase em argumentos racionais; Ao mito não cabem críticas ou observações. Já a filosofia, se alimenta das reflexões, WEB aula 02 Pergunta-se: 1- Podemos considerar que o caso concreto citado na web aula (“A filosofia Jurídica e a busca pelo fundamento de legitimação da norma jurídica”) apresenta a célebre discussão acerca da legitimidade das normas? Justifique. R= Sim. O texto leva a uma reflexão: Pode um governante , através de uma norma, proibir uma família de sepultar um ente querido? Esta é uma questão filosófica sobre o que seria justo e legítimo na criação das normas. 2- Por que o caso narrado revela uma das preocupações da filosofia Jurídica? R= Porque a filosofia jurídica busca analisar as leis de forma crítica e o questionamento sobre o ser justo e legítimo é um de seus focos. 3- É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito? R= Sim.

4- Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior. R= A primeira frase do texto: “O que funda a justiça?” WEB aula 03 Pergunta-se: 1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriamexercer os poderes da polis? Fundamente sua Resposta. R= Que para se governar bem, dever-se-ia conhecer a justiça. E a verdadeira justiça estaria com o Divino. Considerando que, somente através da sabedoria um homem para se aproximar da justiça e que os filósofos sãos os amantes da sabedoria, portanto os mais sábios dentre os homens, apenas estes poderiam conhecer a justiça, portanto, governar a polis. 2- Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidencia americana, muito popular entre certa camada social daquele pais, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder, segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica? R= Não, pois para governar dever-se-ia possuir o saber filosófico. 3- A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique. R= Não. Porque, segundo Platão, o filósofo-rei seria o governante exatamente por, estando próximo da sabedoria, possuir condições de governar com justiça. 4- Tomando o caso argentino acima como referência, Platão consideraria possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governante popular? Por que?

R= Sim. Porque não sendo um governante vindo da aristocracia, ele não conheceria a justiça. WEB aula 04 Pergunta-se: 1- É possível, em Aristóteles,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com