Áreas De Atuação
Pesquisas Acadêmicas: Áreas De Atuação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raquelmsg • 8/1/2015 • 7.938 Palavras (32 Páginas) • 270 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 28
REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
O Trabalho proposto envolve uma abordagem ampla das áreas de atuação contábil.
Um bacharel em Ciências Contábeis deverá optar por uma área de atuação para melhor aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso.
Falaremos sobre Auditoria, Perícia e Atuária, bem como sobre Planejamento Tributário e Controladoria, que são as áreas de atuação possíveis para o Profissional Contábil. Também explicaremos um pouco sobre cada área e suas atribuições.
2 DESENVOLVIMENTO
INFORMAÇÕES:
A empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA., atua no ramo de comércio e manutenção de máquinas industriais. Seus dirigentes possuem algumas dúvidas administrativas e a maior é sobre a melhor forma de tributação para a sua empresa. Eles entendem que planejar antecipadamente o que será cobrado de tributos é uma questão estratégica para uma boa administração da carga tributária com reflexos nas finanças empresarias, pois se a forma de tributação não for cuidadosamente analisada, sujeita a empresa a pagar tributos a mais do que efetivamente poderia pagar ou até mesmo recolhendo tributos de forma errada, ou seja, podendo causar prejuízos em ambos os casos.
Os dirigentes sabem da importância de possuir uma análise em alto nível, pois, desta forma pode-se auxiliar a empresa a pagar menos tributos e dentro da Lei, mas para isto, eles precisam de vocês com todo o seu conhecimento contábil adquirido.
ATIVIDADE:
O Sr. José Carlos, é um dos sócios administradores do EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, ele possui uma série de dúvidas sobre as ciências atuariais, controladoria, planejamento tributário e auditoria e contratou você para prestar-lhe os devidos esclarecimentos. Para esclarecer o Sr. José Carlos, faça um texto com a fundamentação conceitual e teórica e exemplos, capazes de esclarecer o tema ÁREAS DE ATUAÇÃO que contenha no mínimo as seguintes abordagens:
O objetivo de estudo das Ciências Atuariais.
As principais características do profissional atuário.
A importância e função da controladoria dentro da empresa.
Órgão regulamentador para o trabalho do atuário.
Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário.
Elisão Fiscal e Evasão Fiscal.
Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características.
A importância dos controles internos.
Petrópolis, 16 de maio de 2014.
Prezado Sr.
José Carlos
Conforme sua solicitação de esclarecimentos, temos o seguinte:
Tudo começa pela administração da empresa, que para melhor funcionamento e precisão quanto aos processos envolvidos no comércio e manutenção de máquinas, se faz necessário um eficiente Controle Interno. Sem um controle interno capaz de mostrar exatamente a condição da empresa em dado momento não temos como verificar a saúde financeira da entidade, impossibilitando-nos de lhe esclarecer a melhor forma de tributação para sua empresa e quais os profissionais o senhor precisaria para lhe auxiliar.
O Controle Interno Compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa para proteger seu patrimônio, alem de planejar, organizar e supervisionar informações. Por favorecer e auxiliar o processo de gestão nas empresas é uma ferramenta de planejamento que alem de detectar falhas também as previne. Consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidas e operacionalizadas para garantir certeza a cerca da confiabilidade, que pode ser depositada nas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas e elaboradas de acordo com os princípios da contabilidade. O sistema de controle pode evidenciar um conjunto de atividades que envolvam recursos da entidade, salvaguardando o equilíbrio das contas, alertando o surgimento de irregularidades e sanando-as em tempo hábil de forma a permitir uma competente gestão (QUEIROZ; QUEIROZ, 2007).
Como já comentado no início, a importância do Controle Interno se dá pelo acompanhamento da eficácia e eficiência das operações, da fidedignidade das informações contábeis e financeiras e da conformidade dos atos com as leis e normas estabelecidas. Esta importância do controle interno fica evidente no momento em que se torna impossível criar e desenvolver uma empresa que não tenha nenhum controle sob seus bens, procedimentos e garanta informações precisas e confiáveis. Para Attie (2000, p. 113), o controle interno é parte integrante de cada segmento da organização e cada procedimento corresponde a uma parte do conjunto do controle interno.
O Controle interno desenvolve através da auditoria interna, sistema de
informações gerenciais, e até mesmo a controladoria como ápices na avaliação de relatórios e controles desenvolvidos pelos responsáveis pela divisão e organização do trabalho da auditoria que expressam através do parecer contábil, opiniões e recomendações aos gestores a cerca das áreas auditadas, que abrirá possibilidades de melhoras e adequações.
Os planos de ação do controle interno, deverão envolver todos os funcionários, esclarecendo e delimitando suas atribuições, dividindo setores internos que devem claramente atender a necessidade da empresa traçando metas e manuais internos para melhor fixação e compreensão de todos.
A amplitude das áreas e sistemas envolvidos para o desenvolvimento eficiente do controle interno é extensa, são sistemas e áreas interligadas para a obtenção de resultados favoráveis a entidade, atingindo o resultado esperado e planejado. No sentido de demonstrar a amplitude do sistema de controle interno foi desenvolvido um gráfico explanando sentidos e interligando os sistemas, gráfico esse elaborado pelo conselheiro corregedor do Tribunal de contas do Estado do
...