TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Projeto de pesquisa: ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMACNAS NO TRABALHO

PROFESSOR-EAD DA DISCIPLINA MAURICIO DIAS

PROFESSOR-TUTOR EAD

TAGUATINGA/DF

2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos tratar de um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que frequentamos a ética. Talvez um assunto não muito discutido, mas sempre observado. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para ser seguida, a ética também como uma obrigação profissional. O que é ser ético? Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar e ocasião. Por isso trate-se também a ética geral, para ter uma ética geral precisa-se de moral, cidadania e todos os contextos que as pessoas se tornem cidadãos.

A palavra ética vem do grego, Ethikós, que significa “modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e justo. É também chamada de filosofiamoral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

Ética à Nicômaco é considerado um escrito de Aristóteles (Filósofo grego), escrito entre 335 a.C. a 323 a.C. A ética, nas obras Aristotélicas, é considerada como uma parte ou um capítulo da política, que antecede a própria política, Diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social.

A teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao indivíduo quanto à sociedade num todo.

Ética profissional se aplica como dever da profissão, respeitar seus clientes e colegas. E sempre tendo a responsabilidade de ser bem vista a profissão.

Ética geral, o próprio nome diz em um contexto geral, ser ético ter a responsabilidade de assumir todos os atos e responder por eles, sempre tendo uma boa conduta com a sociedade. A ética será tratada como dever e não como virtude, têm os códigos de ética documentados então são deveres que foram estabelecidos para serem seguidos.

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

Esse cenário do filme é bem retratado quando propõem a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir estrondosamente os custos de viagens da empresa. A idéia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e da interferência em seu projeto de vida de juntar 1 milhão de milhas, além disso acredita também que aquele modo não era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem.

De fato, apesar da grande economia que a empresa teria com adesão dessa nova ferramenta, a mudança não se mostrou eficiente, já que a empresa não avaliou todos os aspectos envolvidos no serviço delicado que vendia que envolve uma questão emocional e de grande impacto na vida das pessoas, e que poderia gerar as mais diversas reações nas pessoas demitidas. Optaram por uma mudança organizacional pensando exclusivamente no lucro, assim, foi mal planejada e consequentemente apresentou falhas, sendo que precisaram voltar ao modelo organizacional antigo.

A visão do trágico (na figura do outro que sofre) sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca.

Tentar convencer as pessoas de que perder o emprego pode ter um lado positivo, é necessário quando nos damos na maioria das vezes, com pais de família, com suas responsabilidades financeiras a longo prazo.

Demitir alguém não é somente chegar e dizer "está dispensado, ou seu cargo não está mais a disposição", envolve toda uma análise psicológica, sobre o perfil do empregado o qual ouvirá a mensagem, é de grande valia o profissional que emitirá a mensagem ter conhecimento sobre o empregado a ser demitido.

O vínculo com a empresa se ganha com o passar do tempo, onde a análise de uma demissão torna-se mais profunda, pois muitas coisas deverão ser colocadas na balança.

Muitas empresas pouco se preocupam com o bem estar do empregado fora do seu local de trabalho. Por isso muitas das vezes o vínculo e a preocupação em ser fiel a empresa se quebra.

Não devemos ter medo de encarar a realidade, e devemos ir a fundo, sem deixar de viver, experimentar e renovar nossos conceitos de vida.

Encarar com profissionalismo nossa função dentro da empresa, devemos prestar o serviço com ética, não nos deixar envolver com sentimentos, e nem muito menos nos culpar pelo acaso que venha acontecer, pois se nossa função foi nos dada ela tem que ser cumprida dentro dos padrões éticos, exigidos pela empresa.

A visão do todo deve estar acima de tudo, porque decisões definitivas serão tomadas, com índice de erro pequeno desde que não seja levado em conta o sentimentalismo, a amizade ou nepotismo. A ética deve prevalecer sempre.

É preciso que as corporações tenham uma visão mais humanizada dos colaboradores e um maior envolvimento com estes. Os que se colocam a colaborar com uma empresa precisam se sentir como parte desse organismo. E esse organismo precisa interagir com a parte.

As relações corporativas são influenciadas pelas relações humanas.As decisões não podem ser meramente racionais. Tem que levar em conta os sentimentos, a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com