Ética profissional no filme "Love without scales"
Projeto de pesquisa: Ética profissional no filme "Love without scales". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhosms • 1/12/2013 • Projeto de pesquisa • 840 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
INTRODUÇÃO
Muito se fala nos dias de hoje em Ética e no mundo dos negócios não é diferente, ela tem se revelado um critério essencial para o bom desenvolvimento das empresas.
A palavra Ética vem do Grego “ethos” que significa modo de ser. Podemos então entender por Ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Também podemos afirmar que a ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não. Por outras palavras, ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. Estes princípios morais constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade que não podem ser estabelecidas ou modificadas pelas decisões de indivíduos isoladamente ou pelos poderes instituídos, a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Uma empresa com conduta ética é aquela que reconhece e valoriza seus funcionários, que se preocupa não só com os lucros, que são importantes, mas também com bem estar de sua equipe. Implantar uma conduta ética não é tarefa fácil, partindo do princípio que cada indivíduo possui os seus valores, que carregam de toda uma vida, mas é possível.
O investimento de uma consciência ética garantirá não só uma redução de risco do negócio, como também a criação de um ambiente mais saudável, onde as pessoas terão mais espaço para desenvolver suas habilidades sem medo. O ambiente ético gera confiança e credibilidade.
1. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”
1.1. Sinopse do Filme
O filme “Amor sem Escalas” relata a história de um homem chamado Ryan Binghan interpretado pelo ator Gorge Clooney. Este homem tem um emprego que consiste em viajar pelos EUA demitindo pessoas no lugar de patrões que não tem coragem de fazer. Ryan é o homem ideal para tal serviço, pois é extremamente, “frio”, impessoal e muito prático. Sua vida se divide entre aeroportos e hotéis, em uma rotina longe de laços emocionais e familiares.
Ele se sente ameaçado com a chegada de Natalie Keener na empresa, uma jovem que traz juntamente com ela, um projeto para demissões ainda mais “frio” que o seu, que é demitir pessoas virtualmente para diminuir os gastos com viagens. O projeto é implementado e Natalie precisa acompanhá-lo em suas viagens para aprender mais sobre o trabalho.
Em um determinado momento do filme Natalie fica chocada com a realidade das demissões e Ryan lhe diz: “...pegamos as pessoas no momento mais frágil e a deixamos à deriva...”.
Mesmo sendo uma pessoa especialista em “descartar” coisas e pessoas, o personagem se vê com alguns questionamentos alimentados pela convivência com a jovem Natalie Keener.
1.2. Análise – Cinco situações envolvendo a ética profissional na Administração
Verifica-se no filme “Amor sem Escalas”, algumas questões éticas profissionais que podem ser analisadas da seguinte forma:
A impessoalidade com os empregados – o que podemos dizer que gera um ambiente sem confiança e fidelidade mútua;
O
...