Índice de Sustentabilidade Empresarial
Tese: Índice de Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Endt • 14/11/2013 • Tese • 775 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
1 - Índice de sustentabilidade empresarial
ISE - Significa Índice de Sustentabilidade Empresarial que tem por objetivo construir mecanismos de investimento coerentes com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e incentivar a responsabilidade ética das corporações. Trata-se de um instrumento para análise comparativa do desempenho das entidades inseridas na BM&FBOVESPA nos termos da sustentabilidade corporativa, considerando a eficiência econômica, o equilíbrio ambiental, a justiça social e a governança corporativa. Ajudando a evidenciar de forma clara a atuação das entidades que se importam com a sustentabilidade. Isso provoca um diferencial dessas empresas em nível de qualidade, compromisso com o desenvolvimento sustentável, de equidade, de transparência e prestação de contas. Inclusive natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
2 - Lei de Responsabilidade Fiscal
A Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) é o instrumento que subsidia a contabilidade pública, dando direcionamento para administração das contas públicas. Entre as contribuições que fazem parte pode-se citar os padrões do relatório de Execução Orçamentária, além de prever a composição do relatório e a forma de publicação das informações.
Podemos dizer ainda que, a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF deu forma ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária, definiu o que compõe o relatório e como se publica essa informação. Além disso, inseriu o relatório de gestão fiscal, que visa demonstrar se foram atingidas as metas e os limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal. Por fim a exigência de que as receitas vinculadas tenham a contabilização de onde está evidenciado o que já foi aplicado e qual é o saldo.
3 - Agronegócio, construção civil e terceiro setor
A área de Agronegócios e Agropecuária necessita de profissionais que dominem os métodos de atuação para colheita agrícola; projeta a produção delineando os trabalhos requisitados no cuidado dos rebanhos ou para o cultivo agrícola; quantifica a contratação dos funcionários a cada colheita, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a melhor rentabilidade para o negócio. E cuida também da distribuição e da logística, além das negociações com o mercado internacional.
Na construção civil, é possível verificar um aumento da procura por profissionais, nas diversas áreas que compreendem o setor, desde o pedreiro, até o profissional de contabilidade, pois há um crescimento de investimentos em infraestrutura e obras. Trata-se de um mercado que oferece uma gama muito ampla de oportunidades. Os profissionais podem trabalhar tanto no setor público, com obras públicas nas esferas municipais, estaduais e federais, quanto no privado.
O Terceiro Setor, que é constituído por organizações privadas, sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Tem como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural, no meio em que atuam. As organizações do Terceiro Setor exercem atividades relevantes à sociedade, mobilizam uma
...