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A ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

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Arquitetura sintética entre o empirismo e o idealismo, tecnicamente executada com base na simetria, na perspectiva e nos valores da arquitetura clássica greco-romana que usava conceitos matemáticos para o estabelecimento de proporções que eram associados à filosofia pitagórica, platônica e neoplatônica. 

Arquitectura neoclássica em França

Nasce em frança porque era a terra dos filósofos e foi em frança que os filósofos começaram a defender a arte na razão (racionalismo).

No entanto, também está relacionado com a razão do poder, porque o neoclassicismo vai revestir-se de um caracter politico. Vai estar ligado às monarquias absolutas. Vai ser usado como forma de arma política contra o antigo regime (que defendia o barroco e o rocócó).

Linha recta, simples, presença de elementos clássicos e de colunas com muito detalhe e de rigor (ao contrário do renascimento)

Jacques-Anje Gabriel, Petit Trianon
Edificio com linhas direitas, mais sóbrio;

Presença de elementos clássicos;

A fachada traseira com colunas e capiteis corintios;

Pierre Vignom, Igreja de Madeleine, Paris

Também se revela na arquitectura religiosa - templo pagão clássico;

Capelo original;
Cópia de Parténon;

Utilizaram um templo pagão clássico e transformaram numa igreja;

Jacques Germain Soufflot, Igreja de Saint Genevieve (Panteão), Paris

Conhecido como o santo património, é terminado em plena revolução francesa e a revolução francesa proibe a religião;

Sendo que não funcionou como igreja, funcionou como politeama;

Fachada tipicamente clássica idêntica à do panteão de roma. Panteão (Conjunto de deuses de determinada religião. Edifício religioso)

Arquitectura neoclássica em Inglaterra

Não existem quase vestígios nenhuns, tiveram de ir buscar as suas fontes de inspiração ao renascimento.

Christopher Wren, Catedral de São Paulo, Londres

Tipicamente neo-maneirista (Coluna, Coluna, espaço, espaço, Coluna, Coluna) não se encontra em mais estilo nenhum. O seu projecto inicial era de um edifício barroco (com planta de cruz grega)

Christopher Wren, Greenwish Hospital

Lord Burlington, Chiswick House
(cópia maneirista - Villa Rotonda)

Andrea Palladio, Villa Rotanda, Vicenza
Estas duas são muito parecidas

Robert Adam (Dos mais importantes desta época)

Foi responsável pela renovação total da arquitectura de interiores, foi consulo de inglaterra e desenha interiores e móveis. Havia uma necessidade de criar e foi de facto Adam que tomou esse papel. Tinham os famosos interiores em estatutos de linha de madeira.

Paixão pelas cúpulas e abobados de berço. Esse estilo depois é exportado. Quando entramos no século XIX expande-se numa escala global (Neoclassicismo). O Neoclassicismo atravessa dois sécuçps e há diferenças entre o neoclassicismo do século XVIII e do século XIV. É uma arte que se torna cada vez mais monumental.

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