A Arte e Cultura
Por: Nanybarros7 • 16/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 430 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHERIA CIVIL
ARTE E CULTURA
Salvador
2013
ARTE E CULTURA
Pesquisa apresentada como avaliação da disciplina Arte e Cultura do curso de Engenharia Civil da Universidade Salvador (UNIFACS), sob a orientação do professor Jusciele Conceição Almeida De Oliveira.
Salvador
2013
INDICE
Objetivo___________________________________________________________ 4
Perguntas_________________________________________________________ 5
Respostas_________________________________________________________ 6
Conclusão__________________________________________________________8
Referências________________________________________________________ 9
OBJETIVO
Fortalecer o conceito de arte e cultura a partir da avaliação e de pesquisa feita através do AVA e através dos sites.
Estudar as formas de linguagem e gêneros literários, sabendo diferenciar um texto informativo de estético, épico de lírico ou dramático. Examinando o comportamento e significados.
PERGUNTAS
1º Questão
Para responder à questão de número 01, é preciso ler o texto Cultura popular: reflexões sobre um conceito complexo, de Soleni Biscouto Fressato, disponível em nosso AVA. Com base na leitura da Aula 01 e do texto Cultura popular: reflexões sobre um conceito complexo, de Soleni Biscouto Fressato, construa um texto que explique: por que para Fressato o conceito de “Cultura Popular” é em demasia complexo? Aproveite e cite 3 exemplos de representações populares encontradas na sua cidade/região (texto de, no mínimo, 15 linhas).
2º Questão
Os dois textos comentam sobre um mesmo fato, porém cada um a seu modo com suas especificidades. De posse dos entendimentos da Aula 06, teça considerações sobre a diferença que existe entre os dois textos acima. Algum deles tem função estética? Tem função informativa? O que podemos inferir sobre as noções de objetividade e subjetividade? E de Polissemia? Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas.
3º Questão
Na primeira imagem temos a Monalisa, de Leonardo da Vinci, grande expoente da Arte Renascentista. Na segunda temos imagens que integram a exposição "Se Você Fosse o Leonardo da Vinci, como Seria a sua Monalisa?", exposta na Galeria Urban Arts em São Paulo, como nos mostra a reportagem Artistas criam 30 tipos de "Monalisa" em versões sensuais e punk, disponível em: http://guia.folha.uol.com.br/exposicoes/1230570-artistas-criam-30-tipos-de-monalisa-em-versoes-sensuais-e-punk-veja-fotos.shtml.
Desse modo, com base nas Aulas 02 e 04 – Em Busca de novos caminhos artísticos e Linguagens Contemporâneas – reflita: quais são os elementos presentes na Monalisa que a tornam representante do movimento renascentista? As imagens apresentadas na Galeria Urban Arts se constitui como um plágio ou homenagens a Leonardo da Vinci? Justifique sua resposta (texto de, no mínimo, 10 linhas).
4º Questão
Com base na leitura e no entendimento da Aula 04 – Linguagens Contemporâneas , disponível em nosso Módulo, e no texto Notas sobre a mais velha arte do mundo, de Jorge Bacelar (disponível no AVA), reflita: as imagens 01 e 02 são obras de Arte? Qual é a denominação de cada uma delas? Você concorda que as duas manifestações ocorram na cidade? Construa um texto que argumentativo de, no mínimo, 8 linhas.
RESPOSTAS
1º Questão
A mistura de conhecimentos, interesses, tradição, popularidades, costumes, crenças e revoluções, levam para um esclarecimento melhor do que se trata o assunto. Um complementa do outro sem se misturar, acrescentando e começando com a diversidade de termos que são utilizados para se referir a “Cultura Popular”. Muitos pensadores acham que a cultura popular é algo de ideia única, homogênea e que é criada exclusivamente pelos intelectuais, se tornando falsa essa afirmação. Então, diante disso tudo não podemos pensar que a cultura popular se resume em manifestação cultural, mas sim a história que tem aquilo diante dos olhos da população.
A cultura popular da Bahia é uma das mais diversificadas, dando exemplo a uma representante popular na Bahia é Iemanjá, que é uma santa padroeira dos portos, onde acontece festa (manifestação) no mês de Fevereiro, para ofertar flores e velas, levadas por pequenos barcos artesanais em sinal de agradecimento. Na culinária a referência da comida baiana ou pratos temperados de dendê são comidas que simbolizam a vida e aos santos. No teatro baiano, existem as peças que são referências, delas, a mais conhecida é a Bofetada. Tirando as outras referências da gastronomia, literatura, capoeira, esporte, festas, carnaval, religião, teatro e museus.
2º Questão
O texto 2 tem a função estética nela presente, pois além de possuir rima, ela possui sonoridade, ritmo e acaba sendo um poema. Ele tem uma linguagem expressiva, atraindo e despertando assim, o interesse em nós, os leitores, e nos deixando emocionados, diante da notícia dada. Ele também é um texto com noção subjetiva, pois passa para o leitor o modo de relacionamento com o mundo social externo. Quem escreveu “presenciou” a cena e escreveu sobre a mesma. A polissemia nesse texto existe e vem os questionamentos: Ele se jogou no rio? Ou alguém o jogou? Tornando assim, dois significados, dois entendimentos.
...