A Criação do Mundo
Por: Caroline Domingos • 28/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
- "A Criação do Mundo" de Michelangelo está localizada no teto da Capela Sistina no Vaticano. Seu pintor é celebrado como o maior artista das três artes visuais: escultura, pintura e arquitetura e também é um dos três maiores artistas renascentistas, ao lado de Leonardo da Vinci e Rafael.
O quadro representa o encontro de Deus (lado direito) e Adão (lado esquerdo). O estilo empregado pelo artista com traços curvos e a posição horizontal em que os personagens se encontram sugerem suavidade, calma, harmonia e paz. As cores do quadro são suaves sem cores fortes reforçando a idéia de calma e paz. Nota-se também o cuidado do artista ao pintar com máximo de detalhes para tornar a pintura mais fiel à realidade possível. O jogo de luz e sombra juntamente com a técnica de esfumaçar também reforça a realidade do quadro, o que também nos mostra o que o artista destaca em sua obra, sendo Adão e Deus em primeiro plano (com mais luz e detalhes) e em segundo plano os anjos e o fundo da pintura (mais escuros e com pouca nitidez). É possível perceber que o rosto de Adão é suave e modelado. Em destaque os lábios que estão obscurecidos e possuem um toque de coral. A Face de Deus tem contornos fortes e sombras profundas, iluminada cria uma escultura facial dentro da moldura os cabelos cinza-claros e barba quase branca ajudam no efeito mais próximo da realidade. De acordo com o texto do livro didático: Artes Visuais e Educação; Patrícia Horvat ;“Existem alguns efeitos que o artista pode dar à sua pintura para que se tenha uma melhor noção de espaço e distância. Um desses efeitos acontece em decorrência da utilização de cores mais intensas, no primeiro plano da pintura, e cores mais esfumaçadas em objetos mais distantes e ao fundo. Outra possibilidade consiste em dar maior detalhamento aos objetos mais próximos e menor aos mais distantes.”
Um bom exemplo de composição, juntando cor, luz, sombra, linha e outros elementos é esse quadro, que além de ser perfeito, leva também a bagagem de ser um dos mais famosos, e cheio de teorias, uma delas é que: “Como profundo conhecedor da anatomia humana e um dos principais artistas renascentistas, Michelangelo seguia os princípios da razão. O cérebro era visto como um órgão especial, principal responsável pelo equilíbrio do homem. Especialistas suspeitam que na sua principal obra, A Criação de Adão, Michelangelo fez um cérebro, de forma muito habilidosa e discreta, ao redor de Deus. Por isso, especula-se que o autor tenha pensado em questionar dogmas religiosos, reforçando a ideia de que a religião não passa de um produto da mente humana.”
- O quadro de Portinari "Criança Morta" nos revela um conceito de criatividade interessante. Ele nos mostra um fato, que é a miséria das pessoas que tentavam se mudar do nordeste brasileiro durante a seca. Que embora o artista possa não ter vivido essa miséria ele trabalha com possibilidades e sua imaginação, criando assim uma perspectiva dele sobre o assunto. A partir dessa idéia do artista ele escolhe o meio de retratar, que no caso de Portinari, é utilizado desenhos na vertical com traços e cores fortes para passar a intensidade da miséria e tristeza vivida por essas pessoas. Podemos dizer que então que sua obra tem como função utilitária, nos sensibilizar sobre a situação vivida pelos nossos conterrâneos brasileiros, colocando o espectador em uma realidade sem confortos.
O site Arte Fonte do Conhecimento fala um pouquinho sobre a obra de Portinari;
“Ele expressa os dramas do povo brasileiro, e retrata com a sua forma chocante de ver, o que ocasionou forte repercussão na época, visto que a sociedade (1944) não estava preparada para o realismo dos pincéis do pintor.Um dia perguntaram a Portinari por que ele pintava gente tão feia e miserável e ele respondeu que fazia porque, olhando o mundo, era só o que via: miséria e desolação.”
De acordo com o texto Criatividade, podemos perceber que Portinari se encaixa perfeitamente quando falamos sobre ser uma pessoa criativa. A palavra criar, criador, criatividade e criativo tem significados que coincidem com a obra “Criança Morta” de Portinari. Pois Portinari deu existência a um novo modelo de pintura, inventou um novo jeito de expor sua criatividade, ou seja criou um estilo novo, um modelo diferenciado, onde foi muito criticado,sofreu perseguições do governo, justamente por pintar e chocar a miséria em seus quadros.
A imaginação é a maior aliada da criatividade, juntamente com a inspiração; em Portinari acredito que sua inspiração veio de sua própria infância, por retratar em muitos dos seus quadros crianças em brincadeiras bem incomuns ultimamente, porém também retratando a miséria infantil. Com trabalhos mais expressionistas, acentuando as cores em suas pinturas, mas seu estilo é simplificado, influenciado pelo Cubismo, sobretudo por Picasso.
Ele queria que a arte tivesse a função de fazer as pessoas terem percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação fazendo que o homem pudesse sentir o que a obra estava tentando “falar”. Como função social podemos perceber a arte como uma linguagem que ultrapassa a função da comunicação, simples e pura, e que transmitisse idéias, sentimentos e que tudo isso transformasse informações já existentes, influenciando culturalmente o meio fazendo assim uma interação homem e sociedade. Levando o homem a observar o meio que o cerca, reconhecendo suas formas, luzes e cores, harmonias e desequilíbrios, a sua estrutura natural, bem como a construída.
...