A Miscigenação
Por: Lucas Vilela Souza • 15/7/2017 • Trabalho acadêmico • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ART02120 - Tópicos Especiais De Ensino Da Arte - Turma U (2016/2)
Estudante: Lucas Souza
Profª: Dorcas Janice Weber
A partir do diagrama:
Tema
Miscigenação
Faixa etária
05 – 09 anos: Pensando nas crianças que já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante,
Tempo estimado : 04h/aula
- Objetivos
Desenvolvimento de uma realidade que cerca o aluno. - Reconhecimento dos elementos relacionados o processo de miscigenação da cultura afro-brasileira, seu histórico e suas especificidades no cotidiano.
- Estimulo a compreensão de que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos.
- Construção pelas crianças, progressivamente, do consentimento de que há diferentes padrões de comportamentos.
- Estimulo a compreensão de que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos, e que há de padrões de comportamentos e ações que podem ou devem ser feitas para facilitar a convivência.
- Aprendizagem de padrões de comportamento e processos identificação.
- Identificação de comportamentos a fim de compreender outras pessoas e reconhecer suas características e seus modos de agir e suas motivações.
- Desenvolvimento de laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo), semelhanças físicas e psicológicas e diversos outros contextos sociais.
Obs:E no diagrama em especial é utilizar as nuances da arte - Explorando o conceito de uma sociedade de sujeitos socialmente equivalentes, por mais que as identidades, aí contidas, mostrem uma estratificação.
Metodologias
Fazer uso das definições históricas da Arte ( Dissanayake, Ellen. What is art for? University of Washington Press, 1990, pp. 34-39).
- Manifestação de alguma habilidade especial,
- Criação artificial de algo pelo ser humano;
- Desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
- Apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
- Transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
- Expressão da realidade interior do criador;
- Comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
- Noção de valor e importância;
- Excitação da imaginação e a fantasia;
- Indução ou comunicação de uma experiência-pico;
- Alencar percepções que possuam reconhecidamente um sentido;
- Alencar percepções que deem uma resposta a um dado problema.
A Proposta Triangular (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.) que consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte:
- Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica que envolve o tema);
- Fazer artístico (o artista e o seu fazer arte/ a criança e o seu fazer arte - fazer com a criança tenha contato com materiais e técnicas);
- Apreciação artística (interpretação da obra proposta).
Estratégias / etapas de desenvolvimento
- Fazer a apresentação da imagem escolhida no projetor
- Fomentar questões e dúvidas espontâneas do grupo
- Pontuar as dúvidas e questões levantadas
Obs: Levantamentos como: O menino com uma melancia? Este menino é como? As características físicas dele são.... As relações dele com os negros são... As relações dele com os europeus são... Como era a escravidão? O que comiam? Tinham como adquirir alimentos? O menino parece feliz por que...O que é uma pintura a óleo? A partir do plano conceitual construído previamente, mediar os levantamentos para que ao abordar os conceitos os mesmos sejam compreendidos. Isto incitando uma forma conjunta, dentro do grupo.
- Propor uma interação física com canetas, tintas, pincéis e cerâmica diretamente na projeção da imagem sob a cartolina. Compor a cores e texturas da imagem na própria reprodução do projetor no papel. Isto para que as crianças percebam que as diferentes cores, texturas, traços, os diversos compostos vão miscigenar aquela imagem projetada.
- Apresentar contexto histórico que a imagem traz.
- Aprofundar ideias levantadas na leitura da imagem e debater sobre preconceitos raciais. Nisto pretende-se esclarecer que é devido à miscigenação de pessoas de diferentes cores que é possível dizer que nosso país possui uma identidade cultural muito variada e única. Que não existe nenhum grupo humano racialmente puro, pois as populações contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação que naturalmente variou com o passar do tempo. E que o os povos africanos foram povos africanos eram os negros escravos que sofreram migração involuntária, eram capturados e trazidos para o Brasil, principalmente entre os séculos XVI e XIX. Época que desembarcaram milhões de negros africanos, que vieram como escravos para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar e do café e aqui se estabeleceram e hoje fazem parte do que somos como sociedade.
- Concluir fazendo as amarras necessárias dos conceitos.
Materiais
Projetor, cartolina, canetas de diferentes cores, tinta guache de diferentes cores, pínceis, cerâmica, etc…
Referências bibliográficas (Utilizadas no desenvolvimento da proposta) e imagéticas
[pic 1]
Figura1: Menino com melancia - Estevão Silva (1845-1891), 54 × 71 cm , 1889.- Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Estev%C3%A3o_Silva_-_Menino_com_melancia,_1889.jpg
Possíveis desdobramentos e relações com outras disciplinas e/ou artistas
...