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A Miscigenação

Por:   •  15/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ART02120 - Tópicos Especiais De Ensino Da Arte - Turma U (2016/2)

Estudante: Lucas Souza

Profª: Dorcas Janice Weber

A partir do diagrama:

Tema
Miscigenação

Faixa etária 

05 – 09 anos: Pensando nas crianças que já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante,

Tempo estimado : 04h/aula

  • Objetivos
    Desenvolvimento de uma realidade que cerca o aluno.
  • Reconhecimento dos elementos relacionados o processo de miscigenação da cultura afro-brasileira, seu histórico e suas especificidades no cotidiano.
  • Estimulo a compreensão de que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos.
  • Construção pelas crianças, progressivamente, do consentimento de que há diferentes padrões de comportamentos.
  • Estimulo a compreensão de que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos, e que há de padrões de comportamentos e ações que podem ou devem ser feitas para facilitar a convivência.
  • Aprendizagem de padrões de comportamento e processos identificação.
  • Identificação de comportamentos a fim de compreender outras pessoas e reconhecer suas características e seus modos de agir e suas motivações.
  • Desenvolvimento de laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo), semelhanças físicas e psicológicas e diversos outros contextos sociais.
    Obs:E no diagrama em especial é utilizar as nuances da arte
  • Explorando o conceito de uma sociedade de sujeitos socialmente equivalentes, por mais que as identidades, aí contidas, mostrem uma estratificação.

Metodologias
Fazer uso das definições históricas da Arte ( Dissanayake, Ellen. What is art for? University of Washington Press, 1990, pp. 34-39).

  • Manifestação de alguma habilidade especial,
  • Criação artificial de algo pelo ser humano;
  • Desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
  • Apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
  • Transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
  • Expressão da realidade interior do criador;
  • Comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
  • Noção de valor e importância;
  • Excitação da imaginação e a fantasia;
  • Indução ou comunicação de uma experiência-pico;
  • Alencar percepções que possuam reconhecidamente um sentido;
  • Alencar percepções que deem uma resposta a um dado problema.

A Proposta Triangular (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.) que consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte:

  • Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica que envolve o tema);
  • Fazer artístico (o artista e o seu fazer arte/ a criança e o seu fazer arte - fazer com a criança tenha contato com materiais e técnicas);
  • Apreciação artística (interpretação da obra proposta).

 

Estratégias / etapas de desenvolvimento

  1. Fazer a apresentação da imagem escolhida no projetor
  2. Fomentar questões e dúvidas espontâneas do grupo
  3. Pontuar as dúvidas e questões levantadas

Obs: Levantamentos como: O menino com uma melancia? Este menino é como? As características físicas dele são.... As relações dele com os negros são... As relações dele com os europeus são... Como era a escravidão? O que comiam? Tinham como adquirir alimentos? O menino parece feliz por que...O que é uma pintura a óleo? A partir do plano conceitual construído previamente, mediar os levantamentos para que ao abordar os conceitos os mesmos sejam compreendidos. Isto incitando uma forma conjunta, dentro do grupo.

  1.  Propor uma interação física com canetas, tintas, pincéis e cerâmica diretamente na projeção da imagem sob a cartolina. Compor a cores e texturas da imagem na própria reprodução do projetor no papel. Isto para que as crianças percebam que as diferentes cores, texturas, traços, os diversos compostos vão miscigenar aquela imagem projetada.
  2. Apresentar contexto histórico que a imagem traz.
  3. Aprofundar ideias levantadas na leitura da imagem e debater sobre preconceitos raciais. Nisto pretende-se esclarecer que é devido à miscigenação de pessoas de diferentes cores que é possível dizer que nosso país possui uma identidade cultural muito variada e única. Que não existe nenhum grupo humano racialmente puro, pois as populações contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação que naturalmente variou com o passar do tempo. E que o os povos africanos foram povos africanos eram os negros escravos que sofreram migração involuntária, eram capturados e trazidos para o Brasil, principalmente entre os séculos XVI e XIX. Época que desembarcaram milhões de negros africanos, que vieram como escravos para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar e do café e aqui se estabeleceram e hoje fazem parte do que somos como sociedade.
  4. Concluir fazendo as amarras necessárias dos conceitos.

Materiais
Projetor, cartolina, canetas de diferentes cores, tinta guache de diferentes cores, pínceis, cerâmica, etc…

Referências bibliográficas (Utilizadas no desenvolvimento da proposta) e imagéticas 

[pic 1]

Figura1: Menino com melancia - Estevão Silva (1845-1891), 54 × 71 cm , 1889.- Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Fonte:
 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Estev%C3%A3o_Silva_-_Menino_com_melancia,_1889.jpg

Possíveis desdobramentos e relações com outras disciplinas e/ou artistas

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