A Paixão de Cristo
Por: uma coisa meio barroca • 25/6/2019 • Trabalho acadêmico • 3.428 Palavras (14 Páginas) • 154 Visualizações
Arquidiocese de Natal
Paróquia de São João Batista
Arez/Rn
Grupo de Oração Eterna Aliança
Ministério de Artes
ROTEIRO
Paixão de Cristo, Amor de Maria
Sexta-feira da Paixão, 19/04.
1º ATO: Onde tudo começa
BG: Som de pássaros e vento.
Lavadeiras entram em cena, saindo da porta da igreja 4 mulheres com bacias e panos conversam entre si, param entre a frente da igreja e a santa coluna, sentam no chão e começam a lavar, inicia a música Cheiro de Rosas e elas fazem a coreografia, mais pessoas entram em cena para a continuação da coreografia.
Música: Colo de Deus - Cheiro de Rosas
Ao fim da coreografia as portas da igreja se abrem e Maria sai de encontro às quatro mulheres.
BG: Som de pássaros e vento.
Maria: Que bom vê-las aqui! (abraça as mulheres) Está um dia muito bonito hoje. É como se começasse um novo tempo, uma nova estação. Me recordo do dia em que o Senhor me visitou...(olha para o céu, toca a sua barriga) na presença do anjo fui anunciada como cheia de graça, a sombra do altíssimo veio sobre mim e me concedeu a graça de ter o nosso Salvador em meu ventre. Tanto tempo se passou, Jesus já está um homem feito! (Sorri) Parece que foi ontem que eu podia ainda envolve-los em meus braços! (Respira fundo) Hoje parece que algo está para acontecer, como se o dia bonito assim foi um presságio, algo maior está por vir! Vocês não sentem!?
As portas da igreja se abrem e Jesus sai da igreja.
Lavadeira: Maria, veja! Jesus está vindo!
Maria olha para trás, vê Jesus e sorri, anda em sua direção.
Maria: Meu filho, para onde vai!? Estamos no riacho, você deveria estar ajudando seu pai!
Jesus se aproxima de Maria, sorri, segura as mãos dela, as beija.
Jesus: Mãe, é chegada a hora! Eu vou ajudar meu pai, sim. (olha para o céu) Ele me chama!
Maria: E para onde você vai!?
Jesus: Devo me ocupar das coisas do alto, mas antes preciso purificar meu corpo, preciso me retirar e ouvir somente a voz do Pai.
BG:
Jesus abraça Maria e sai andando. Maria fica parada o olhando.
Maria: Depois daquele momento meu filho foi para o deserto (diz isso andando ao redor e gesticulando enquanto conta a história), lá ele passou 40 dia e 40 noites jejuando, orando, buscando força que vinha do céu para viver a radicalidade do amor de Deus. Mas nem tudo foi tranquilo, ao final do tempo no deserto, meu filho teve um encontro com o anjo rebelado, que o tentou a fim de que Jesus abandonasse sua missão.
_________________________________________________________________________
2° ATO: O deserto
Jesus anda até o poste centra entre a santa coluna e o crucifixo.
Lúcifer: Ora, ora!
Jesus olha para Lúcifer com ar de seriedade.
Jesus: O que queres?
Lúcifer: Eu? Eu nada. Tudo que eu queria eu já tenho! E você? Não quer um pouco de água (derrama água aos pés de Jesus)? Um pouco de pão!? MELHOR! (Ri alto) Que tal transformar essas pedras em pães? Não é do seu feitio isso, Jesus?
Jesus: Você sabe tão bem quanto eu que nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a palavra que procede da boca de Deus!
Lúcifer demonstra raiva, ri alto. Arrasta Jesus para o alto do poste.
Lúcifer: Bem... Se és filho de Deus, atira-te abaixo. Afinal os anjos que o Senhor ordenar a teu respeito vão te guardar...Está escrito, não é!? Eles te sustentarão em suas mãos para não tropeçares em pedra alguma! VAI!
Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus!
Lúcifer levanta a cabeça de Jesus e mostra as pessoas ao redor.
Lúcifer: Está vendo!? Todo ódio, rancor, angústia, raiva e tudo que há de ruim que pode brotar no coração do homem! A ganancia do homem fez crescer templos e juntar riquezas, destruir e reconstruir nações! (RI ALTO e caminha, expressando interesse na própria conversa) Não consegue perceber que a sua causa está perdida e que somente junto a mim terás o trono desta terra? (se vira de súbito, estende os braços em direção a Jesus e sorri) Você será como meu filho! ISSO! O que acha!? (sorri)Tudo isso com uma condição! (fica sério, entende a mão direita em direção a Jesus olhando para ele fixamente) Ajoelhe-se, me adore e diga que EU SOU O CAMINHO! (ergue os braços) O nosso império não terá fim! (gargalhadas)
Jesus se ergue, com voz forte, levanta a mão direita e direção a Lúcifer no intuito de afastá-lo.
Jesus: AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS! Está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás!
Lúcifer: (gargalha de forma ruim) Então fique aí para morrer pelas pessoas que tanto ama!
BG: estrondos, raios e trovões.
Jesus permanece onde estava, ajoelhasse, entra em cena Maria e o corpo de baile cobrindo Jesus até que sai de cena, ficando somente os dançarinos.
Maria: O anjo caído tentou Jesus para lhe tirar a coroa do trono. Querendo fazer com que O Reino de Deus padecesse e com todo seu rancor e desejo de poder. Mas ele nunca conseguiria desfazer o plano de Amor e Salvação que Deus tem para cada um de nós!
Maria sai de cena, dançarinos começam a coreografia.
Música: Verbum panix
_______________________________________________________________________________
3° ATO: A ceia
Enquanto os dançarinos fazem a coreografia, monta-se a mesa para a ceia. Entram os discípulos conversando e se sentam à mesa, Jesus já estava a os esperar, Maria diz:
A essa altura, Deus já havia levado a Jesus para lugares, o fez conhecer pessoas, alguns o seguiu. Eram chamados de discípulos, cada qual com uma característica. Jesus os chamava de amigos, com eles muitas pessoas foram alcançadas. Jesus estava na ________ quando resolveu reunir a todos para uma ceia, um momento de fraternidade onde desejou anunciar que o tempo de Deus estava chegando.
...