A Terceira Instrução
Por: Jb24 • 11/9/2023 • Dissertação • 923 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
TERCEIRA INSTRUÇÃO
Nome: João Batista Morais Brito
Grau: Aprendiz Maçom
Data: 04/04/2023
Boa a noite a todos os irmãos!
Gostaria antes de tudo, de saudar nosso Venerável Mestre, Primeiro e Segundo vigilante e demais Irmãos.
Ao receber a Terceira Instrução amplio ainda mais minhas percepções a respeito dos ritos e das arquiteturas que envolve a maçonaria. Avançar descobrindo o significado de cada alegoria ou detalhe construtivo existente no templo é como receber mais uma dose de luz. É incrível descobrir que nossa loja está sustentada por três grandes pilares: Sabedoria, Força e Beleza. Esta instrução também reforça o aprendizado sobre a forma e posicionamento do nosso Templo, tendo sua forma alongada na direção Leste Oeste e sua largura na direção Norte Sul. Com profundidade da superfície ao centro da Terra e altura da Terra ao céu, simbolizando a magnitude da nossa Ordem e abrangência da caridade maçônica. Tudo se explicando pelo fato de que o Sol, maior glória do Senhor, a civilização e a ciência têm sua trajetória nesse no eixo Leste Oeste. Além disso, nosso Mestre, que nos ensinou sobre amor e fraternidade também veio do oriente.
O primeiro Templo de que se tem registro, construído por Moisés, era um tabernáculo no deserto. E sempre que era armado, por ordem do Senhor, erguia-se de Leste a Oeste. Mais tarde, o Rei Salomão fez erguer um esplendoroso Templo em Jerusalém. E em razão disso, todas as lojas maçônicas que representam o Templo de Salomão são posicionadas de Leste a Oeste.
Em 1 Reis 4:29-30 lemos: “Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito”.
A humildade de Salomão é posta à prova quando Deus lhe perguntou em sonho o que ele queria Dele. E Salomão pediu sabedoria para cuida do seu povo. E assim Deus o fez. E apesar de ter sido o rei mais rico da sua época, jamais renunciou à humildade.
Isso é um pouco de contexto para introduzir a origem, os ornamentos e as joias da nossa instituição. Nas instruções anteriores é dado ênfase aos instrumentos de Trabalho do Aprendiz Maçom e toda simbologia que carregam. Mas nesta instrução, aprendemos sobre as alegorias, ornamentos e as Joias da nossa Ordem.
Os pilares são representados também por Salomão, rei de Israel, por Hiram, rei de Tiro e por Hiram-Abiff. Visto que Salomão é conhecido por sua sabedoria, Hiram rei de Tiro pela força e Hiram Abiff pela beleza. Reunindo três ordens de arquitetura utilizadas na construção do templo, a Jônica para representar a Sabedoria, a Dórica para representar a Força e Coríntia para representar a Beleza.
O teto das Lojas Maçônicas se configura com uma Abóbada Celeste, de cores variadas, representando o infinito. E nós maçons, devemos trilhar a escada de Jacó para alcançarmos esse céu. Quando iniciamos na maçonaria, demos nosso primeiro passo nesta escada. Embora esta escada seja composta de muitos degraus, há entre todos, três degraus importantes representados pela Fé, Esperança e Caridade. Sendo que a Fé é a Sabedoria do espírito, a Esperança é a Força e a Caridade é a Beleza.
Como a harmonia do Pavimento Mosaico unindo brancos e pretos, devemos viver com respeito à diversidade, sem antagonismo de cores, raças ou religiões, buscando viver na mais perfeita fraternidade.
A Orla Dentada, simboliza o amor, reforça a importância da fraternidade no seio da Loja com os Maçom reunidos, cujo ensinamento e moral aprendem, para espalhá-los pelo mundo.
Os ornamentos da Loja são constituídos pelo Livro da Lei, Compasso e Esquadro, representando o Código de Moral, a fé e a filosofia que todos nós devemos seguir. O Compasso e o Esquadro, que sempre estão unidos em Loja, representam a medida justa e perfeita que deve guiar todas as nossas ações. As pontas do Compasso ocultas sob o Esquadro, significam que o Aprendiz ainda não está apto a trabalhar com este instrumento, sendo que o Compasso representa o Espírito e o Esquadro representa a Matéria, o Aprendiz deve primeiro dominar a Matéria para que possa trabalhar a parte espiritual.
...