A história do cartaz
Artigo: A história do cartaz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabii_Jordao • 17/11/2013 • Artigo • 799 Palavras (4 Páginas) • 408 Visualizações
História
Os primeiros cartazes foram desenvolvidos no século X por meio de xilogravuras (técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado). Os primeiros a utilizar essa técnica foram os povos orientais, ainda no século X. A arte de reunir textos e ilustrações em uma folha de papel alcançou projeção somente na segunda metade do século XIX, ao ser propagada pelos mercadores europeus e contando com a sofisticação proporcionada pelos artistas plásticos da época.
Cartaz de Saint-Flour
Jules Chéret a mostrar o seu trabalho a Henri de Toulouse-Lautrec
Arte Nova
A Arte Nova foi um dos estilos estéticos que iniciou o caminho do Design moderno. Surge nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX e relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa e com os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência na arte dos cartazes.
Neste período destacam-se vários artistas na concepção do cartaz, que propõem liberdade estética e ousadia criativa, aspectos que acompanharam as inovações tecnológicas na produção gráfica. Como fonte de inspiração, surge frequentemente a figura feminina, de longos cabelos ondulados, emoldurada por uma decoração floral e traços orgânicos.
Os artistas tornam-se responsáveis pelo desenho de cada elemento gráfico do cartaz, incluindo a tipografia, visando a sua reprodução através da maquinaria, prática também conhecida hoje como Design Gráfico.
O principal artista da época foi o ilustrador e design gráfico checo Alphonse Mucha.
Alphonse Mucha
Design Russo
No século XX o cartaz teve um papel importante no design moderno. O design russo foi influente na evolução do cartaz europeu.
O cartaz russo caracterizou-se pela propaganda do governo soviético e pelo envolvimento com as vanguardas artísticas, como por exemplo o construtivismo que assimilava as influências da indústria.
As mensagens transmitiam a exaltação do patriotismo, o fortalecimento dos pensamentos de igualdade e da vitória.
Até perto de 1917, existia uma grande influência francesa das artes gráficas comerciais russas, somente após esta data é que o estilo russo encontra um caminho próprio, influenciado por astistas ligados ao processo revolucionário.
Os principais artistas da época eram Rodchenko, El Lissitsky e Irmãos Stenberg.
Rodchenko, 1924 Cartaz para o departamento estatal da imprensa de Leningrado
Outros movimentos
O período entre as décadas de 20 e 30 foi repleto de movimentos artísticos no campo da pintura e do design: Bauhaus, De Stijl, futurismo, cubismo, entre outros.
A maioria dos cartazes produzidos durante estas duas décadas visava promover comerciais ou eventos culturais, com o objetivo principal – veicular a mensagem, a função primordial do cartaz.
Os principais artistas desta época eram: Herbert Bayer, Will Gispen, Ludwig Hohlwein, Joan Miró, Cassandre.
...