Animação
Pesquisas Acadêmicas: Animação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabrielFerreira • 3/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.577 Palavras (11 Páginas) • 273 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
A animação é uma passagem rápida de imagens em 2 ou 3D ou objetos posicionados de forma a criar uma ilusão de movimento; muito antes do uso de papel tradicional, canetas, e qualquer tipo de brinquedo, massinha etc… já tinha sido criada uma Animação. A animação mais antiga foi criada pelos homens das cavernas; desenhando animais com mais patas do que realmente tinham, era uma tentativa de mostrar ao próxima uma idéia de movimento, ao passar uma tocha, criava essa ilusão, e não somente um desenho estampado.
Após isso, segundo Patrick James foi achada em uma parede de uma caverna do Egito uma espécie de estória em quadrinhos, que era constituída por imagens de lutadores em várias posições que permitiam imaginar uma espécie de movimento, ou até mesmo um demonstrativo de golpes ou técnicas que se usava na luta. Outra espécie de animação foi encontrada somente em 1970, e é considerada a animação mais antiga descoberta no mundo hoje. É um vaso com 5 imagens pintadas, e ao girar o vaso forma-se uma animação que mostra uma cabra pulando e comendo uma folha de uma árvore.A animação é uma Ilusão de ótica, ou seja engana o olho mostrando movimento com imagens que são estáticas. “A animação em si não pode ser discutida antes de se entender o funcionamento do olho humano. O thaumatrope se constituía por somente duas imagens, uma com um pássaro e outra com uma gaiola vazia; isso era desenhado em uma espécie de disco, uma imagem em cada lado, preso por um fio ou uma madeirinha. Ao girar o fio ou madeira, era possível ver o pássaro dentro da gaiola. Isso prova que o olho retém uma imagem quando é submetido a uma seqüência de imagens. Em 1834, William George Horner criou a Zoetrope que se constituía por uma espécie de balde ou panela, (algo cilíndrico) com cortes ao redor das laterais, (filetes) bem finos, e dentro havia imagens em seqüência desenhadas nas laterais;
Ao girar o cilindro, o espectador olhava por dentro dos filetes e via a animação… a cada passada de filete via-se uma imagem diferente. Essa é outra prova viva de como enganar, de como iludir o olhar humano.
Usando a mesma teoria de William com a Zoetrope, em 1877 o cientista francês Charles-Emile Reynaud criou o Praxinoscope , uma versão avançado do Zoetrope porém com espelhos entre as frestas, podendo-se ver a animação sem tantos “cortes” e pausas. Com essa evolução de Zoetrope Charles resolveu fazer uma versão maior para que mais pessoas pudessem ver a animação ao mesmo tempo e no mesmo local; foi ai que surgiu a Théâtre Optique, um modelo maior da Praxinoscope, as primeiras animações reveladas a um grande publicam, em 1892.
Em 1868, uma técnica tradicional e usada até hoje foi criada e patenteada por John Barns Linnet, o Trata-se de um livro, ou de várias páginas juntas, em cada pagina um desenho. Por exemplo, uma bola que bate nos cantos dos papeis e volta para o meio; na primeira pagina era desenhada a bola no meio da folha, ao virar a página se desenhava a bola um pouco mais à direita, até ser desenhada no canto da pagina, e se repete isso até bater no outro lado da folha. Ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, via-se a criação de uma animação. Alguns passos em como fazer um Flipbook Em 1894 o Americano Hermann Casler inventou e patentiou o Mutoscope,usando a mesma técnica, mas, em vez de usar diretamente o polegar, uma maquina simulando o polegar foi criada, e o ser humano girava uma manivela para que funcionasse. Thomas A. Edison foi o criador da câmera fotográfica e do projetor, e graças a ele, pessoas começaram a fazer animação, de qualquer forma e jeito, pois, ANIMAÇÃO é nada mais, nada menos que Dar Alma, dar alma a uma coisa que não tem vida própria, como por exemplo, um fósforo, uma fruta etc… Dessa forma, passa-se a fazer animação em quase qualquer lugar. Assim como Stuart Blackton em 1906 com o filme “Humourous Phases of Funny Faces” Bryony Dixon )que foi construído com imagens desenhadas em uma lousa (quadro-negro); ao terminar um desenho, tirava-se foto, apagava-se e seguia adiante com o próximo desenho, repetindo-se os mesmos passos ate finalizar a animação. Aproveitando algumas idéias e métodos de Blacktron, veio Emile Cohl, desenhando com caneta preta em papel branco, usando o negativo da foto, obteve o mesmo efeito de Blacktron, parecendo giz na lousa. O filme “Fantasmagorie” foi lançado em 1908 e era constituído por 700 desenhos, totalizando quase 2 minutos de animação. As pessoas começaram a querer ver coisas diferentes, e não mais apenas brincar com Thaumatropes, Zoetrope e ver filmes sem roteiro e personagens fixos. Esse desinteresse das pessoas e exibidores de cinema procurando alternativas diferentes de entretenimento, fez surgir em 1914 Winsor McCay com uma animação extraordinária chamado “Gertie the Dinosaur” (Gertie o dinossauro) que não era simplesmente uma animação em uma tela, e sim uma interação com a animação. Era praticamente um teatro com animação. Segundo Lauren Rabinovitz foi uma idéia muito criativa, com cerca de 10.000 desenhos, e media de 7 minutos, a exibição mostrava Winsor em cima de um palco e a animação sendo projetada atrás dele; conforme ia passando a animação, Winsor ia interagindo com a animação, ou seja, falando para Gertie se sentar, dizer tchau etc…(isso era possível pois ele sabia o tempo exato da animação e de cada movimento) mais o clímax dessa animação era quando o próprio Winsor saia do palco e entrava em cena com Gertie e interagia diretamente com ela.
Otto Messmer foi quem começou a desenhar o Felix, sem saber o que estava começando, e só fazendo o que amava, desenhar, o Felix se tornou um desenho que era passado sempre, e todos queriam o ver. No mesmo ano, Walt Disney, Produtor, Escritor, Diretor e Ator, perdeu seu personagem mais famoso na época, “Oswald, o Coelho”, pois queria renovar seu contrato e pedir um aumento de salário para que pudesse aumentar a qualidade do Oswald, e os responsáveis financeiros não aceitaram; e já que possuíam o registro do personagem, afastaram o Walt. No trem de volta para casa Walt Disney, com apenas 26 anos de idade, pensou “perdi o Oswald, não tenho mais nada..” e com a expressão “com o rato atrás da orelha” pensou em fazer um Rato como personagem. Junto com sua esposa, começaram a rabiscar ali mesmo, dentro do trem. Ao finalizar o desenho, surgiu o primeiro nome “Mortimer”. Não gostando muito do nome, a esposa de Walt sugeriu Mickey e uma estrela nasceu! Assim que Walt chegou em seu estúdio, mostrou a idéia para seu chefe de animação, Ub Iwerks, e começaram ali mesmo
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