As Miragens do Oriente
Por: barbaralito • 21/2/2024 • Tese • 112.537 Palavras (451 Páginas) • 51 Visualizações
Barbara de Brito Antunes Lito de Almeida
Miragens do Oriente:
os mouros míticos no imaginário narrativo-performático brasileiro
Tese de Doutorado
Departamento de Letras
Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade
Rio de Janeiro
Abril de 2013
[pic 1]
Barbara de Brito Antunes Lito de Almeida
Miragens do Oriente:
os mouros míticos no imaginário narrativo-performático brasileiro
Tese de Doutorado
Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio.
Orientadora: Profa. Marília Rothier Cardoso
Rio de Janeiro
Abril de 2013
[pic 2]
Barbara de Brito Antunes Lito de Almeida
Miragens do Oriente:
os mouros míticos no imaginário
narrativo-performático brasileiro
Defesa de Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade do Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada.
Profa. Marília Rothier Cardoso
Orientadora
Departamento de Letras, PUC-Rio
Prof. Luis Fernando Bernabe Pons
Universidad de Alicante
Prof. Luis Felipe dos Santos Carvalho
UERJ
Profa. Adriana Schneider Alcure
UFRJ
Profa. Ana Cristina de Rezende Chiara
UERJ
Profa. Denise Berruezo Portinari
Coordenadora Setorial do Centro de Teologia
e Ciências Humanas, PUC-Rio
Rio de Janeiro, ____ de ___________ de _______.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste trabalho sem autorização da universidade, da autora e do orientador.
Barbara de Brito Antunes Lito de Almeida
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), mesma instituição e área em que cursou Doutorado, e onde, a partir de uma linha interdisciplinar, pode unir diversos meios narrativos em seus estudos sobre cultura popular, atuando principalmente sobre diversidade cultural, festas populares, literatura oral, filmes e fé.
Ficha catalográfica
Lito de Almeida, Barbara de Brito Antunes
Miragens do Oriente: os mouros míticos no imaginário narrativo-performático brasileiro / Barbara de Brito Antunes Lito de Almeida; orientadora: Marília Rothier Cardoso. – Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Letras, 2013.
286 f.: il.; 30 cm
Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras, 2013.
Inclui bibliografia.
1. Letras – Teses; 2. Mouros míticos; 3. Festas populares; 4. Imaginário narrativo-performático; 5. Alteridade; 6. Interdisciplinaridade; 7. Literatura oral; I. Cardoso, Marília R. (Marília Rothier); II. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Departamento de Letras; III. Título.
CDD: 800
Para meu carocinho…
Agradecimentos
Difícil trabalho lembrar a todos, sempre com o risco de esquecer alguém. Difícil também encontrar a palavra justa quando se tem sorte de ser presenteada por encontros que ultrapassam o contato meramente acadêmico e tornam a vida mais rica de afetos…
Aos Mestres e líderes espirituais que compartilharam comigo partes de seus tesouros, principalmente no Maranhão, agradeço a Pai Carlos do Barão e a Maneco, além de Fátima, filha-de-santo e organizadora do boizinho da Ilha dos Lençóis. E, no Sergipe, agradeço a Zé Rolinha, pela parceria e empatia, a Zé de Binel, pela generosidade, assim como a suas famílias, dona Cida, Wendel, Dada e a dona Maria, Giselma, Gleiciano, Genílson, às crianças e à pretinha, que são agora também um pouco minhas. E, porque um mestre não faz uma brincadeira sozinho, preciso agradecer também aos grupos Almirante Tamandaré e Santa Cruz de Itabaiana; a seus integrantes.
A minha orientadora, Marília Rothier Cardoso, agredeço sempre, que me encorajou e vibrou com cada passo descompassado e cada desencontro meu durante a trajetória.
A Capes, CNPQ e à PUC-Rio, pelos auxílios concedidos, sem os quais este trabalho não poderia ter sido realizado.
Aos professores e funcionários do Departamento, agradeço pelos ensinamentos e pela ajuda de toda hora.
Aos professores que participaram da Comissão examinadora: Adriana Schneider, comadre, que muito me honrou com o carinho e atenção, além dos conselhos certeiros por toda a trajetória; Luis Felipe Carvalho, parceiro dos começos e fins; Ana Chiara, que chegou de última hora com seu olhar certeiro; e Luis Bernabé Pons, orientador, amigo, comparsa – junto com ele ganhei Pino, Lucia, Isabel, Nelly, e toda a família Bernabé, muito amor!
A família cresceu com esses encontros, mas gostaria de agradecer especialmente aos meus pais, Inês e Custódio, que mesmo sem entender muito bem as minhas escolhas, sempre confiaram em minha pontaria, torceram em todos os momentos e apoiaram erros e acertos, incondicionalmente. Agradeço a meus irmãos queridos, Theju e Patrãozinho, coração repartido em dois. Agradeço a minha madrinha Teté, a meus primos Filipi e Duda – amo vocês. Não poderia deixar de agradecer aos meus avós, principalmente meu avô Armando, que se foi antes de eu conseguir terminar o doutorado, o que o teria enchido de orgulho de ver acontecer. E agradeço aos de Agadão, terra ancestral, com os quais pude estar finalmente e me sentir em casa – somos todos um.
...