Atualidades em Educação e Diversidade
Por: Márcia Rossi • 20/9/2019 • Abstract • 488 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
Roseli de Fátima Rodrigues Lima
RA 8083074
Atualidades em Educação e Diversidade
Tutor (a) Cristiane Regina Tozzo
Primeiro Portfólio
Batatais
2019
Descrição da Atividade:
Leia o texto: “Educação Intercultural” (Disponível páginas 9 e 10 do PEGE) e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no PORTFÓLIO.
As diferenças culturais estão presentes em cada espaço, principalmente na escola, devemos trabalhar para que as crianças cresçam conhecendo e sabendo respeitar essas diversidades. Cada criança possui sua cultura, (hábitos, mitos, crenças, valores, cultura indígena e modo de viver de cada indivíduo), às vezes os professores também encontram dificuldades em enfrentar esses desafios.
O respeito a tantas diversidades culturais deve começar pelo professor, entendendo que cada aluno possui seu conhecimento, assim será mais fácil trabalhar esse assunto em sala de aula, apresentando aos demais as particularidades de cada um.
Infelizmente as diferenças culturais não são trabalhadas nas escolas com a freqüência que deveria. Os alunos deveriam ter mais conhecimento para valorizar e respeitar as diferenças, compreendendo que não existe uma cultura melhor que a outra e não devem discriminar e sim respeitar.
O professor não deve fazer comparações entre culturas, mas sim trabalhá-las, fazendo sua parte no processo de aceitação, incluindo o aluno e sua cultura no conteúdo trabalhado, independentemente da matéria estudada.
Tanto a equipe escolar como os professores devem ser mais receptivos com essa questão, se preocupando também com uma educação de melhor qualidade, com a preparação dos alunos para o futuro, capacitando-os para o convívio com a interculturalidade.
No texto “Educação Intercultural”, concordo com a professora Fresia quando diz que a criança mapuche deve ser apresentada a cultura chilena para que interaja com as duas futuramente. A criança deve ser incluída para que não se sinta discriminada, ela não vai deixar de ser quem ela é, não vai esquecer suas raízes, renunciar a sua cultura, ela apenas irá aprender e ensinar.
Concordo com a professora Ana também quando diz que ao vestir uma criança com os trajes mapuche, ela não saiba o que está acontecendo. Claro que ela não sabe, não cresceu nessa cultura, não sente amor e respeito como os mapuches, mas ela também está fazendo parte dessa cultura, assim que começou a conhecer suas crenças. Com a integração das duas culturas, as crianças se sentirão mais acolhidas, respeitadas e valorizadas, ganhando força e discernimento para enfrentarem a discriminação que a sociedade lhes impõe.
Como foi dito ao fim do texto, é um dever do Estado e do Ministério da Educação se compromissar com a causa. É dever não apenas da escola, dos professores, mas sim de toda sociedade, a integração das culturas para que possamos viver em um mundo menos preconceituoso e menos discriminado.
Referências:
https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/como-abracar-diferencas-culturais-dentro-da-sala-de-aula/
Livro “Escuela Rural; Histórias de Microcentros. Gobierno de Chile. Ministerio de Educación. Chile. Pp. 69 a 74. In: DUK, Cynthia. EDUCAR NA DIVERSIDADE: material de formação docente. 3. ed. / edição do material Cynthia Duk. – Brasília: [MEC, SEESP], 2006.
...