Biologia
Artigo: Biologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorrsp • 25/8/2013 • 2.681 Palavras (11 Páginas) • 637 Visualizações
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE BIOLOGIA
ENSINO MÉDIO
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
A disciplina de Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno Vida. Ao longo da história da humanidade muitos foram os conceitos elaborados sobre este fenômeno, numa tentativa de explicá-lo e, ao mesmo tempo, compreendê-lo (PARANÁ, 2008, p. 38).
Desde o homem primitivo, em sua condição de caçador e coletor, as observações dos diferentes tipos de comportamento dos animais e da floração das plantas foram sendo registrados nas pinturas rupestres, representando seu interesse em explorar a natureza (PARANÁ, 2008, p. 38).
O conhecimento da Biologia deve subsidiar a análise e reflexão de questões polêmicas que dizem respeito ao desenvolvimento, ao aproveitamento de recursos naturais, interações entre os seres vivos e a utilização da tecnologia que implica em intensa intervenção no ambiente, levando em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, enfim, o modo como a natureza se comporta e a vida se processa, oportunizando a construção de uma visão de mundo permitindo a formação de um sujeito crítico, dando subsídios para a tomada de decisões .
Partindo da dimensão histórica da disciplina de Biologia foram identificados os marcos conceituais da construção do pensamento biológico, está construção ocorre em movimentos não-lineares, com momentos de crises, de mudanças de paradigmas e de busca constantes de explicações sobre o fenômeno Vida. São eles:
• Pensamento biológico descritivo;
• Pensamento biológico mecanicista;
• Pensamento biológico evolutivo;
• Pensamento biológico da manipulação genética.
Organizar os conhecimentos biológicos construídos ao longo da historia da humanidade e adequá-los ao sistema de ensino requer compreensão dos contextos em que a disciplina de Biologia é contemplada nos currículos escolares.
Ao final da década de 1980, foi proposto a Re-estruturação do Ensino do Segundo Grau sob o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, na qual o conteúdo é visto como produção histórica e social, a educação escolar tem a obrigação de oferecer e o aluno tem o direito de conhecer. Mas este documento ainda apresentava os conteúdos de Biologia divididos por blocos tradicionais, reunidos em temas geradores, reproduzindo o padrão dos livros didáticos (PARANÁ, 2008, p. 49).
Em 1998, foram promulgadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que passou a ser organizado por áreas de conhecimento, ficando a Biologia dispostas na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PARANÁ, 2008, p. 49).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizaram o desenvolvimento de competências e habilidades em prejuízo de uma abordagem mais aprofundada dos conteúdos, direcionado o ensino para temas e desenvolvimento de projetos considerados necessários para ávida do aluno. Os conceitos básicos de Biologias foram apresentados de forma reducionista, sem uma abordagem histórica, e controlados pela competência individual (PARANÁ, 2008, p. 49).
Estes marcos foram utilizados como critérios para escolha dos conteúdos estruturantes e dos encaminhamentos metodológicos. Cabe ressaltar que a importância desta compreensão histórica e filosófica da ciência está em conformidade com o atual contexto sócio, econômico e político, estabelecido a partir da compreensão da concepção de ciência enquanto construção humana (PARANÁ, 2008, p. 49).
Entende-se assim, que a Biologia contribui para formar sujeitos críticos e atuantes, por meio de conteúdos que ampliem seu entendimento acerca do objeto de estudo, o fenômeno Vida, em sua complexidade, ou seja: na organização dos seres vivos, no funcionamento dos mecanismos biológicos, no estudo da biodiversidade em processos biológicos de variabilidade genética, hereditariedade e implicações dos avanços biológicos no fenômeno Vida .
A disciplina de Biologia se pauta na valorização do conhecimento disciplinar, na compreensão da ampla rede de relações entre a produção científica, a validade ou não das diferentes teorias científicas.
Para o ensino da Biologia compreender o fenômeno Vida e sua diversidade de manifestações significa pensar uma ciência em transformação, cujo caráter provisório do conhecimento garante uma reavaliação dos seus resultados e possibilita um repensar e uma mudança constante de conceitos e teorias elaboradas em cada momento histórico e social .
OBJETIVOS GERAIS
O objetivo geral da disciplina de Biologia está pautado no fenômeno Vida, ou seja, compreender e relacionar a vida e seus fenômenos influenciado por um pensamento historicamente construído, correspondente à concepção de ciência de cada época e à maneira de conhecer a natureza e relacioná-la com seu cotidiano no sentido de melhoria de qualidade de vida além de propiciar um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações e os conhecimentos obtidos se transformem em instrumentos de compreensão, interpretação das mudanças e previsão da realidade.
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
• Organização dos seres vivos
• Mecanismos Biológicos
• Biodiversidade
• Manipulação Genética
Em concordância com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Ensino de Biologia, a abordagem dos conteúdos ocorrerá integrando os quatros conteúdos estruturantes de modo que, ao introduzir a classificação dos seres vivos, por exemplo, como tentativa de conhecer e compreender a diversidade biológica, agrupando-os e categorizando-os, será, também, discutido o mecanismo de funcionamento, o processo evolutivo, a extinção das espécies e o surgimento natural e induzido de novos seres vivos (PARANÁ, 2008, p.74)
1º ANO
CONTEÚDOS
Conteúdos Básicos Conteúdos Específicos
Classificação dos Seres Vivos: critérios taxonômicos e filogenéticos Objeto de estudo da biologia.
Níveis de organização.
Características dos seres vivos.
Métodos
...