CULTURA, Homem e Sociedade
Resenha: CULTURA, Homem e Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 436060 • 4/12/2013 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
ETAPA 1 – CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
As construções culturais humanas modificam o ambiente, e recriam as paisagens, costumes e valores e intensificou-se na Revolução Industrial, fato que ocorreu no final do século XVIII e foi até o século XX, trazendo consigo mudanças em todos os âmbitos sociais, desse modo ocasionando, um crescimento acelerado e desordenado.
A cultura consiste nos costumes, comportamentos, valores e normas de um dado grupo de indivíduos e é expresso em tudo que é criado por eles. Os valores são abstrações, enquanto as normas são princípios definidos as quais devem ser observados por cada individuo que compõe essa sociedade, ou seja, o que é “permitido” e o “proibido” no convívio social.
Sociedade pode ser expressa como o conjunto de indivíduos que compartilham ideias, projetos, gostos, objetivos, preocupações e hábitos, dessa forma interagindo entre si constituindo uma comunidade.
Dai podemos entender a sociedade como um grupo de indivíduos que formam um sistema de integrado, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo, dessa maneira uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre indivíduos direta ou indiretamente, formando uma comunidade interdependente e organizada por meio de suas rotinas próprias, assim os grupos com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade:
tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade:
tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006.
DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. 4. ed. Campinas: Alínea, 2009. PLT 254.
...