Campo harmônico
Por: jessyka_karollyn • 23/5/2015 • Artigo • 282 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Campo harmônico menor harmônico
Tipos de campos harmônicos
Assim como é possível gerar acordes e modos a partir de escalas maiores e menores, também é possível analisar as possibilidades harmônicas e melódicas da escala menor harmônica ( modo eólio com 7o grau alterado ) ou seja a 7a menor ( 7 ou b7 ) é substituída por uma sensível artificial*.
Essa escala surgiu no período renascentista, onde, os compositores querendo reproduzir o efeito de tensão e repouso, oriundo do campo harmônico maior sobre o VII e I* e inexistente no campo menor natural. Para isso eles elevaram o VII a um semi-tom ascendente ( # ) conseguindo imitar a cadência do modo maior
( Jônio ), contudo, isso, gerou um problemática na intenção natural da escala ocasionando um intervalo artificial e de alta-tensão ( 2a aumentada ) de difícil afinação e manipulação melódica. No séc XV quando essa prática foi introduzida como revolução tecnológica musical o instrumento por excelência era a Voz Humana.
Ao formarmos esse campo harmônico, repararemos que existem acordes comuns entre o campo harmônico menor natural e menor harmônico, já que a nota alterada ( VII grau ) não está presente em todos os acordes. Notamos também que algumas tipologias de acordes que não tinha sido citadas até então começaram a aparecer, tais com menor com (7M), maior com 7M e ( #5 ) e °
( diminuta ), como podemos ver no exemplo 3.
Com essa alteração no VII grau, o acorde de existente no V grau passa a ser uma dominante e dessa forma, pede resolução na tônica, trazendo para o tom menor aquele direcionamento funcional que é característico apenas no modo ( campo harmônico ) maior. ( Objetivo primário dos compositores renascentistas ).
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