Carpeaux Revistado
Resenha: Carpeaux Revistado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vvll • 19/5/2014 • Resenha • 200 Palavras (1 Páginas) • 246 Visualizações
Carpeaux Revistado: Por Salim Miguel, Diário Catarinense, 20 de maio de 2206.
Resumo: Otto Maria Carpeaux é sempre uma nova descoberta, ele era judeu austríaco e chegou ao Brasil em setembro de 1939, fugindo da guerra e do nazismo, sem saber nada em português. Mais quando foi em 1941 Carpeax já estava na nossa editora da Casa do Estudante do Brasil (CEB). O seu trabalho era pioneiro em criticas da Literatura Brasileira. Os que tiveram oportunidade de conhecer Carpeaux o reencontram de corpo inteiro, e os de mais ficarão sabendo do homem invulgar que ele era.
Ele era uma verdadeira enciclopédia, ele sabia tudo sobre as literaturas, de Shakespeare, de um Aristóteles, um Da Vinci ou um Bach. Em 1943 ele publicou o livro “Origens e Fins”, ele já se atrevia em escrever sobre os autores Brasileiros.
Carpeaux quando escrevia parecia falar de um autor, mas o texto pouco falava desse autor, na verdade, tecendo reflexões paralelas, isso era um artifício que ele usava. Ele deixou em vários jornais, cerca de 1,5 artigos, alguns reunidos durante sua vida.
Assim ele diz também que um leitor só passa a ser literalmente culto, a partir do momento que ele tenha lindo muitas obras literárias Brasileiras.
...