Chuchuhause
Por: sergio001 • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.123 Palavras (9 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
3399999999999999933333333
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
SUMÁRIO[pic 18][pic 19]
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 04
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 04
2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 04
2.4 RISCO E RETORNO 04
2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 05
2.5.1 ORÇAMENTO ESTATÍSTICO ....................................................................... 05
2.5.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL .......................................................................... 05
2.5.3 ORÇAMENTO ROLLING OU CONTÍNUO ..................................................... 06
2.5.4 ORÇAMENTO BEYOND BUDGETING .......................................................... 06
2.5.5 ORÇAMENTO AJUSTADO.............................................................................. 06
2.5.6 ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ) ................................................................ 06
2.5.7 CONTROLE MATRICIAL ................................................................................ 07
2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO ........................... 07
3 DESENVOLVIMENTO 08
3.1 CONCEITOS DE ATUARIA 08
3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 08
4 DESENVOLVIMENTO 09
4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES 09
4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 09
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O espaço empresarial encontra-se em um cenário cada vez mais competitivo. Tais parâmetros, que atingem por si só o globo, impelem na necessidade do desenvolvimento de estratégias por parte das empresas, para que assegurem o sucesso, não só no que tange à clientela e à expansão, mas à sua gestão que gerará o vencimento do mercado concorrente.
O planejamento se trata de um instituto de extrema necessidade no que diz respeito ao controle administrativo de uma empresa, isto porque a organização orçamentária permitirá que o setor gerencial esteja sempre à par do que pode e não pode fazer, do que a empresa necessita, qual a demanda para sua produção e o capital disponível, sendo estes, fatores essenciais para o alcanço dos objetivos e metas traçados.
desenvolvimento
O presente estudo tem como objetivo apontar a necessidade da observância à gestão financeira empresarial, a mesma em relação ao fluxo de caixa, como se devem prosseguir principais decisões de investimento, risco e retorno, principais tipos de orçamento e pontos positivos do orçamento para a gestão.
conceito de gestão financeira
A gestão financeira, segundo Alexandre Comin (1999), é:
“conjunto de rotinas de uma firma ou grupo, centralizadas hierarquicamente ou não, que se ocupam da aplicação do fluxo de caixa em termos de composição de carteira: colocações acionárias (segundo uma lógica de rentabilidade), especulação com estoques e/ou moedas, compra e venda de ativos financeiros etc.”
Gestão financeira e fluxo de caixa
Por se tratar de ferramenta de suma importância para a gestão financeira, o fluxo de caixa, em conjunto com demais instrumentos que possibilitam a análise e o controle econômico-financeiro, serve dispositivo para colher informações que auxiliarão indiscutivelmente diante de uma tomada de decisão, pois possibilita ao administrador enxergar a situação em que se encontra a empresa para que possa desenvolver um planejamento favorável à resolução das mazelas empresariais.
Principais decisões de investimento
As decisões de investimento discernem a respeito da destinação que recebem os recursos financeiros das empresas por seus gestores, em ações que exigem orçamento e conhecimento da situação financeira, em consideração a relação adequada para garantir o retorno no capital investido.
Risco e retorno
Associados a qualquer tipo de investimento, o risco e o retorno encontram-se atrelados. Deverá haver, por parte do gestor, uma análise minuciosa a cada vez que for fazer um novo investimento. Isto porque há, como regra geral, o entendimento que, quanto maior o objetivo de retorno à cerca de determinado investimento, maior será o risco a ser corrido.
Devem encontrar-se, portanto, sempre equilibrados.
Principais tipos de orçamento
Para melhor entendimento à cerca dos diversos tipos de orçamentos, insta primeiramente, volver os olhos, de forma breve, a seu histórico.
O orçamento empresarial passou a se difundir em meados dos anos 1950; época em que as grandes empresas começaram a se destacar no mercado em função de planejamentos de sucesso, embasados no orçamento de cada uma. (CARVALHO, 2012)
As principais etapas para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção ou fabricação, orçamento dos custos de matéria-prima, orçamento dos custos de mão de obra direta, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas de vendas e administrativas, projeção dos financeiros. (CARVALHO, 2012)
...