Como se Trabalhava a Mármore
Por: madalena99 • 7/11/2018 • Relatório de pesquisa • 379 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Vídeo 1 → Esculturas em pedra mármore Carrara –M. Angelo
Miguel Ângelo ia as pedreiras de mármore, em Carrara, Itália, buscar material para as suas esculturas, pois eram nestas pedreiras que se encontrava a melhor mármore para esculpir, já que a pedra era de um branco puro e de muito boa qualidade.
Antes da utilização de máquinas para se extrair a mármore da pedreira, tinha-se de se escavar a volta da pedra e colocar ripas de madeira, molhadas com água para expandir, para que ficassem fortes o suficiente para quebrar o mármore e o tirar do local. Como o mármore era difícil de transportar, algum do primeiro trabalho, de esculpir a pedra, era feito nas pedreiras. Depois desta primeira fase estar concluída transportava-se a pedra em barcos pelos rios.
O processo de esculpir exigia muito trabalho, já que as ferramentas usadas não eram elétricas. Inicialmente tirava-se o excesso de pedra que não se iria usar com uma marreta (se se cortasse mármore a mais ou se se rachasse o mármore ter-se-ia de se recomeçar tudo de novo), o próximo passo seria começar a dar forma a escultura utilizando ferramentas com dentes e mais tarde começar-se-ia a usar ferramentas mais pequenas e mais finas para aperfeiçoar e dar mais detalhe a escultura. Depois de aperfeiçoada e pormenorizada a escultura é polida para ganhar mais luz e brilho.
Na escultura de Miguel Angelo, awakening slave, pode-se ver que a larga área que rodeia a figura é o que Miguel Ângelo começou por tirar para dar uma forma geral à escultura. No braço esquerdo da mesma, consegue-se ver que o escultor usou uma das ferramentas com dentes, pois está a tentar dar forma a pedra, no peito consegue-se ver pequenas marcas dos dentes da ferramenta, mas as mesmas são muito pequenas já que o escultor está a tentar pormenorizar a escultura o melhor que consegue.
Trabalhar mármore é um trabalho muito complicado e muitas esculturas ficavam incompletas, pois eram difíceis de fazer, demoravam muito tempo e o preço do trabalho final não compensava todo o tempo gasto na mesma, o que provocava com que houvessem poucos artistas a utilizar a mármore como material.
Segundo Miguel Ângelo a escultura já se encontra dentro do bloco de pedra, tudo o que ele faz é libertar a mesma.
...