TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coreografo

Projeto de pesquisa: Coreografo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

COREÓGRAFO

Coreografia – Arte de compor bailados, arte de dançar.

O QUE É?

Criando movimentos de dança para balé clássico, balé moderno e outros variados ritmos musicais, o Coreógrafo é o profissional responsável por elaborar em conjunto com a música sequências de movimentos corporais que, no final, resultam em dança. Se dedicam a criar danças originais ou novas interpretações de peças já existentes. Os coreógrafos têm uma formação similar à dos bailarinos, que depois é dirigida para outros aspectos ligados à criação e composição que são próprios da dança, mas também de outras áreas artísticas.

Além de poder desenvolver musicais e representações coreográficas, o profissional também tem a possibilidade de atuar como docente de dança, transmitindo a seus alunos distintas modalidades de danças já conhecidas. Enquanto professores, o papel dos bailarinos e coreógrafos é ensinar aos alunos técnicas e estilos, demonstrando, explicando e orientando os alunos com vista a desenvolver as suas capacidades de execução e interpretação, aumentando o seu potencial físico e artístico. Enquanto professores, podem também transmitir noções teóricas ligadas à história e escrita da e sobre a dança, bem como noções técnicas de montagem e produção de espectáculos, quando habilitados para dissertar sobre estas áreas. O especialista em coreografia cria e recria movimentos, renova passos e ensina os interessados a aprenderem o domínio do ritmo no corpo. Normalmente, estes profissionais especializam-se num determinado tipo de dança.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

 Excelente capacidade de memorização visual

 Obedecer regras e normas

 Criatividade

 Sensibilidade Artística

 Habilidade de Interpretação

 Habilidade de interagir

 Gosto pela música

 Gosto pelas artes

 Aptidão para dança e música

 Um bom desempenho físico

 Motivação

 Dedicação

 Persistência

 Boa disposição

 Capacidade de aprendizagem

 Capacidade de concentração

 Aptidão para trabalhar em equipe

 Harmonia física e psicológica

 Boa comunicação

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Com técnicas e bases fundamentais para exercer um bom papel, os cursos de diversas modalidades de dança são necessários para aperfeiçoar o talento do profissional. Apesar de existirem formações distintas das destes profissionais que habilitam mais especificamente para o ensino da dança, a docência constitui uma atividade que tanto os bailarinos como os coreógrafos podem também desempenhar, dado a sua formação e experiência profissional elevada lhes proporcionarem habilitações para a transmissão da prática de dança. Graus acadêmicos estão disponíveis desde o bacharelado até o doutorado e também programas de pós-doutorado, com alguns estudiosos de dança fazendo os seus estudos como estudantes maduros depois de uma carreira profissional de dança.

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

Sempre envolvido com dança, o coreografo atua, sobretudo, em projetos teatrais onde exista a presença de musicais. Também pode lecionar como docente de dança e criar movimentos para determinados ritmos, determinados bailarinos e profissionais da música.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES:

Professor de diversos ritmos

Bailarino Profissional

MERCADO DE TRABALHO

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com