Cristobal Balenciaga
Casos: Cristobal Balenciaga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marina0147 • 6/5/2013 • 899 Palavras (4 Páginas) • 349 Visualizações
Cristóbal Balenciaga Eisaguri (1895-1972) nasceu em Guetaria, região basca da Espanha, e foi considerado um dos maiores talentos da moda internacional. Sua mãe era costureira e ele já possuía intimidade com o mundo da moda quando, aos 16 anos de idade, depois de trabalhar com um alfaiate em Madri, resolveu abrir seu próprio ateliê. Quatro anos mais tarde, abriu sua primeira Maison em San Sebastian, Espanha. Em 1920, inaugurou a segunda casa em Madri, e em 1931, após a queda da monarquia, foi obrigado a fechar as duas lojas. Em 1936, abriu uma loja em Barcelona, a Maison Eisa, mas, logo em seguida, fugindo da Guerra Civil Espanhola, instalou-se em Paris, em 1937, no numero 10 da avenida Georges V.
Todas as suas coleções, apresentadas por mais de 30 anos, fizeram sucesso, mas, em 1968, aos 73 anos de idade, o grande criador decidiu fechar seu negócio, retornando à sua terra natal. Cristóbal Balenciaga foi chamado de arquiteto da alta-costura por Givenchy, que reconhecia no estilista a ciência do corte perfeito e pesquisa constante das proporções. Amante das linhas clássicas gostava muito de usar preto, a combinação do preto e marrom e costumava usar grandes botões em suas roupas. As mangas eram a sua obsessão técnica. Em 1939, lançou calças fuseau e, em 1934, apresentou uma coleção com boleros. Em 1947, propôs o oposto da silhueta New Look de Dior, numa coleção com tailleurs soltos, de corte amplo e sem cintura. Em 1956 e 1965, reforçou a presença de caudas nos vestidos. Criou ainda modelos de vestidos famosos como os da linha pouf e o modelo tunique, composto de uma túnica e uma saia ajustada. Nos anos 50, lançou a linha baby-doll, os famosos vestido saco e tem servido de inspiração para inúmeros estilistas contemporâneos. Faleceu em 1972 e, atualmente, o francês Nicolas Guesquière é o responsável pelas coleções da grife apresentadas em Paris.
- SABINO, Marco. Dicionário da Moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
VIDA E CARREIRA
Cristóbal Balenciaga Esagari nasceu em Guetaria - região basca da Espanha -, no dia 21 de janeiro de 1895. De família pobre, era filho de um pescador e uma costureira.
Em Guetaria, morava a marquesa de Casa Torrès, que foi a grande incentivadora do jovem Balenciaga em sua carreira como estilista. Aos 12 anos desenhou, pela primeira vez, um vestido para a marquesa. A partir daí, começou a frequentar o ateliê de um alfaiate madrileno, com quem aprendeu alfaiataria.
Em 1915, abriu sua primeira casa de costura em San Sebastian, cidade próxima à sua. Seu sucesso não demorou a chegar e, em pouco tempo, se transferiu para Madri. Em 1936, decidiu se mudar para Paris e, em agosto do ano seguinte, apresentou sua primeira coleção.
Dez anos antes do "New Look" de Dior, que viria revolucionar a moda da época, as criações de Balenciaga começaram a atrair as damas da sociedade e atrizes famosas para sua maison, que ficava no número 10 da avenida George 5º, em Paris.
A experiência adquirida em alfaiataria permitia que o espanhol não só desenhasse seus modelos, mas também os cortasse, armasse e costurasse, o que não é comum aos estilistas, que em geral apenas desenham suas criações.
A perfeição nas proporções conseguida por Balenciaga em seus modelos aproximava sua arte da arquitetura. Considerado o grande mestre da alta-costura, seu estilo elegante e severo, às vezes dramático, tornaram inconfundíveis suas criações.
Em
...